As Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, promovidas anualmente pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), com temáticas diversificadas, acontecem no próximo mês, de 8 a 10 de abril, em Almada, e contam com a parceria Câmara Municipal de Almada e o Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul.
Este ano, com o tema “Educação Ambiental e Cultura Democrática”, as Jornadas prevêem um programa preenchido por diversas conferências magistrais, comunicações orais, oficinas pedagógicas, apresentação de livros e revistas, stands e saídas de campo com ações de intervenção.
Os conteúdos abordados estão distribuídos por quatro eixos temáticos, sendo estes: Educação Ambiental e participação social para a ação climática, Educação Ambiental como forma de alcançar um modelo de economia circular, Educação Ambiental e voluntariado ambiental para uma cultura de corresponsabilização, Educação Ambiental, como promotora da cultura democrática nas políticas públicas.
Os principais destinatários da iniciativa são o público em geral, destacando-se todos os membros da comunidade escolar, técnicos de ONG e autarquias, investigadores, atores políticos e jovens.
Joaquim Ramos Pinto, presidente da associação, explica que “o tema escolhido para estas Jornadas não poderia estar mais atual”, e que o mesmo “apela à mobilização das populações para o debate político e para a importância de uma educação ambiental que envolva todos os cidadãos e que os dote de uma esclarecida cultura democrática”.