O Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acaba de anunciar o lançamento do “Talento@DEI”, um programa visa a distinção dos melhores alunos finalistas do ensino secundário em Portugal, nas áreas técnico-científicas.
Segundo o DEI, em comunicado, todas as escolas secundárias do país devem propor a candidatura os seus melhores alunos das áreas técnico-científicas, cuja média seja igual ou superior a 18 valores. O programa “pretende reconhecer o talento e o mérito [dos alunos] e proporcionar aos talentos nacionais oportunidades exclusivas, envolvendo-os em atividades de investigação de elevado valor”, observa Paulo de Carvalho, docente e coordenador do “Talento@DEI”.
Os estudantes admitidos a este novo programa do DEI que se inscrevam numa das licenciaturas por este ministradas, terão acesso a bolsas de iniciação à investigação científica, afirma o departamento da FCTUC, revelando que “cada bolsa corresponde a um valor de 486,12€ por mês, durante seis meses, e inclui ainda o pagamento das propinas relativas à frequência da Licenciatura durante a vigência da bolsa”.
As bolsas são renováveis tendo em conta o desempenho académico de cada aluno que a detém. Para além desta benesse, os alunos “Talento@DEI” vão ter direito a cursos de formação exclusivos na área da informática e acompanhamento por parte de docentes e investigadores do departamento.
Poderás saber mais acerca deste programa nos próximos dias 6 de abril (das 10h00 às 12h00)e 18 de maio (das 14h30 às 16h30), nas duas sessões de apresentação do Telento@DEI, a decorrer em formato online. Clica aqui para ires para a página oficial do programa.
A candidatura ao programa pode também ser efetuada diretamente pelos alunos finalistas que reúnam os requisitos necessários, através do email: talento@dei.uc.pt. Os candidatos serão posteriormente avaliados por uma comissão que integra os coordenadores dos cursos conferentes de grau do DEI.