O Ensemble – Sociedade de Actores, estrutura artística de criação, investigação, experimentação e formação contínua de atores, apresenta a peça “Despe-te [Isabel]”, da dramaturga britânica Ella Hickson, no Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, nos próximos dias 10, 11 e 12 de março, pelas 21 horas.
Apeça, que estreou no Shakespeare’s Globe em 2019, “reflecte sobre os modos e meios que as mulheres no poder são obrigadas a usar para resistirem à pressão masculina e conseguirem sobreviver num mundo que é fundamentalmente hostil com elas e os seus corpos”, observa o Ensemble, em comunicado.
“Mais do que pretender ser uma peça histórica, “Despe-te [Isabel]” retrata a vida de Isabel I, a única mulher solteira que alguma vez governou a Inglaterra. E reinou com sucesso durante quarenta e quatro anos. O poder é um jogo e ela percebeu isso melhor do que ninguém. Não havia de ter homem, de ter dono, nem havia de gerar filhos. Não seria o que é suposto uma mulher ser, nem muito menos faria o que é aconselhável uma mulher fazer. Sobraria apenas a rainha que os séculos baptizaram como virgem, pois à História é-lhe difícil distinguir a pessoa do género.”, pode ler-se na sinopse.
A peça de teatro conta com as interpretações de Emília Silvestre, Ana Pinheiro, Filomena Gigante e Margarida Carvalho, e a sua encenação está a cargo de Pedro Galiza.