A Direção-Geral da Educação e a Federação Portuguesa de Ciclismo, através do Desporto Escolar, criaram um manual de apoio ao professor e técnico qualificado designado de “Pedala! Da escola para a vida”. Foi pensado para servir de suporte pedagógico dos projetos “Desporto Escolar sobre rodas” e “O Ciclismo vai à Escola”, desenvolvidos no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC) 2020-2030 e Programa Nacional de Ciclismo para Todos (PNCpT).
Foi na Escola Secundária de Barcelinhos, em Barcelos, que aconteceu a apresentação deste manual de apoio cuja exibição integrou um evento que se iniciou na Câmara Municipal da cidade, onde várias personalidades utilizaram a bicicleta para se deslocar para a Escola Secundária de Barcelinhos, onde decorreram diversas atividades alusivas à mobilidade ciclável.
Aqueles são dois projetos responsáveis por envolver muitos milhares de alunos, e que se assumem como ferramentas imprescindíveis na concretização do objetivo de pôr os jovens a utilizar a bicicleta na sua prática quotidiana. Segundo o manual, «Saber Andar de Bicicleta» é uma competência, que pode e deve ser adquirida na procura de um estilo de vida ativo e de uma consciência ambiental e cívica e que acaba por ser um importante instrumento de apoio ao ensino e ao treino das competências associadas à utilização da bicicleta. É uma atividade que pode ser praticada de forma autónoma e em qualquer lugar!
Assim, com este instrumento dirigido aos professores e técnicos qualificados, visa-se que durante a escolaridade obrigatória deve ser garantido que os jovens aprendam a saber usar a bicicleta, para ser possível “estimular a mobilidade suave e ativa com deslocações que não impliquem modos de transporte motorizados” e que ao mesmo tempo, se garanta “às gerações atuais e futuras, a adoção de um estilo de vida ativo, fator promotor de saúde e bem-estar”.
O Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, destacou o excelente trabalho desenvolvido em prol deste manual, contando com o precioso contributo de tantas entidades e parceiros.
Parceiros esses que se destacam pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, a Autoridade de Segurança Nacional Rodoviárias, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, o Instituto Nacional de Reabilitação, a Prevenção Rodoviária Portuguesa e também dois embaixadores de referência do ciclismo e do desporto português – Rui Costa, ciclista internacional e campeão do mundo de ciclismo em 2013; e João Matias, ciclista profissional de pista e de estrada que recentemente venceu a camisola da montanha da Volta ao Algarve.
Estes ciclistas destacaram a importância deste tipo de iniciativas, enquanto promotoras da utilização da bicicleta e o orgulho que sentem por serem embaixadores do projeto do qual estão certos que terá uma influência muito positiva no futuro da sociedade.
Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, salientou o “momento histórico para Portugal: temos que transformar a nossa sociedade e transformá-la pela educação” e afirmou “Hoje, com este manual temos uma linha orientadora, pedagógica, que vai conseguir transformar e educar para a mobilidade, para a prática desportiva”.
Também o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, parceiro desta iniciativa, frisou a “cooperação e sinergia entre as várias partes na construção deste manual” e anunciou que se encontra numa fase terminal o processo de colocar cerca de 20 mil bicicletas nas escolas, com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência.
Portugal ainda tem um elevado número de jovens que não domina o padrão motor «andar de bicicleta», situação que justifica esta aposta do Desporto Escolar e a Federação Portuguesa de Ciclismo. O manual já está disponível em versão digital no site do Desporto Escolar.