O projeto “Conversas com Pais”, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras (CMTV) desde 2007 e que tem como intuito ajudar as famílias na tarefa da educação parental, vai realizar uma sessão sobre o “Impacto da pandemia na saúde mental das crianças e adolescentes” no próximo dia 4 de março, a decorrer no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras, a partir das 21h30.
“As rápidas mudanças sociais, económicas e tecnológicas estão a expor as crianças e adolescentes a pressões e desafios, com consequente sobrecarga emocional, enfraquecimento dos laços sociais e impacto negativo nas aprendizagens e no seu bem-estar”, pode ler-se no enquadramento da sessão.
De acordo com a CMTV, a pandemia provocou danos no que respeita à saúde psicológica das crianças e adolescentes: “os que se encontravam em estado de maior fragilidade pré-pandemia são os que mais sofreram um impacto negativo”.
Vão estar em debate na sessão – que tem como oradora Raquel Raimundo (psicóloga) e, como moderador, Hernâni Costa (presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo) – os desafios atualmente enfrentados pelas novas gerações, de que são exemplo a pobreza e desigualdade social, bullying e cyberbullying, conflitos familiares, consumismo, manipulação dos media e adição às tecnologias, pressão académica, stresse, solidão e isolamento social, migração, mobilidade e mudanças na estrutura das famílias e comunidades.
A iniciativa “Conversas com Pais” visa proporcionar uma parentalidade positiva através de sessões com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens. “Destina-se a todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem os seus filhos a crescer de forma equilibrada e feliz”, realça a autarquia.