No próximo ano letivo de 2022/2023, está previsto todas as escolas do município de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, estarem livres de coberturas de amianto – material proibido em mais de 50 países por ser comprovadamente cancerígena -, garantiu recentemente o vice-presidente da câmara municipal.
“Posso garantir que no início do próximo ano letivo não teremos nenhum metro quadrado de amianto em Gaia”, afirmou Patrocínio Azevedo após a reunião do executivo municipal, em que foi aprovada a última empreitada de substituição de coberturas em fibrocimento nos estabelecimentos escolares.
A remoção das coberturas de amianto nas escolas básicas e secundárias deverá terá um prazo de 120 dias e estima-se que ocorra nos períodos de pausas escolares, de modo a não colocar em causa o funcionamento das aulas
Segundo o autarca, esta iniciativa, que abrange todas as escolas do concelho, traduz um investimento de cerca de seis milhões de euros, sendo que apenas dois milhões foram comparticipados. “Portanto, dois terços do investimento está a ser suportado pelo Município de Vila Nova de Gaia sem nenhum tipo de quadro comunitário de apoio”, rematou.