A par da iniciativa da remoção de amianto em todas as escolas do concelho, a Câmara de Vila Nova de Gaia quer criar uma Escola Municipal de Futebol para crianças e jovens de famílias carenciadas, aliando o desporto à inclusão, conforme explica a agência Lusa.
“Este projeto assume uma vertente claramente desportiva, mas é também um fator de inclusão e apoio social, sendo uma escola para todos, independentemente do sexo ou de ser ou não portador de deficiência”, descreve salienta os responsáveis do munícipio.
Destinada a crianças e jovens dos 4 aos 15 anos, o objetivo da futura escola passa por “permitir a prática e a aprendizagem da modalidade a jovens que, por dificuldades financeiras, não teriam esta oportunidade”, refere a autarquia do distrito do Porto, que ainda não consegue especificar data para o arranque do projeto.
Está previsto a funcionar nas instalações do Colégio de Gaia, sendo que, ”dependendo do número de inscrições”, poderá passar também para o Centro Municipal de Formação Desportiva Rui Jorge.
A constituição desta escola resulta de uma colaboração com a Associação Talentos de Campeão, entidade com a qual a Câmara de Gaia pretende assinar um protocolo.