É já na próxima sexta-feira, 18 de janeiro, que se realiza a penúltima do ciclo de nove palestras mensais dedicadas à vida artística e obras de pintura mural de Almada Negreiros, a decorrer no âmbito do projeto “ALMADA NEGREIROS – O desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956)”. A iniciativa, promovida pela APL – Administração do Porto de Lisboa, será transmitida gratuitamente pela internet.
Esta oitava palestra será apresentada pela investigadora Cláudia Nunes, que abordará o tema “Um legado Cultural Brasileiro: As pinturas de Cândido Portinari no Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, Brasil”.
Para assistir, basta clicar aqui.
De acordo com a APL, “ALMADA NEGREIROS – O desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956)” é um projeto que “pretende estudar pela primeira vez com técnicas de imagem e de análise o legado de pintura mural de Almada Negreiros, uma das figuras-chave da vanguarda e do modernismo em Portugal.” Sendo que, em destaque, estão os cinco núcleos de pinturas murais encomendados na cidade de Lisboa entre 1938 e 1956, que são as Gares Marítimas da APL (de Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos), Igreja de Nossa Sr.ª do Rosário de Fátima, Edifício DN e o Liceu EB Patrício Prazeres.
Os objetivos deste programa são “a identificação e caracterização das técnicas pictóricas, constituintes dos suportes e das camadas cromáticas, e suas implicações nos processos de deterioração para sua conservação futura.
Os resultados obtidos ao longo dos três anos serão um passo vital no conhecimento, valorização e conservação da arte da pintura mural de Almada Negreiros”, explica a organização, acrescentando que “os resultados obtidos ao longo dos três anos serão um passo vital no conhecimento, valorização e conservação da arte da pintura mural de Almada Negreiros”.