Os 7500 alunos que frequentam todos os anos as Escolas Salesianas em Portugal passam, a partir de agora, a ser certificados por Cambridge University Press & Assessment. O protocolo, de âmbito nacional, pretende “garantir a todos os alunos uma progressiva valorização da sua proficiência em inglês”, explica a Fundação Salesianos em comunicado.
A iniciativa surgiu da necessidade de incrementar o desenvolvimento das competências dos alunos, “sendo-lhes proporcionadas condições para a certificação da aprendizagem, processo que culmina com a possibilidade de obtenção de um nível C1 – Advanced English” (utilizador proficiente e autónomo), sendo que também os professores terão a oportunidade de reforçarem a sua formação “através de vários programas a desenvolver de forma regular, já a partir do corrente ano letivo”, afirma a fundação.
“A universalidade do inglês permite aos alunos Salesianos preparem-se melhor para no futuro próximo poderem concorrer a universidades estrangeiras assim como no futuro poderem aceder ao mercado de trabalho mais facilmente com a certificação Cambridge University Press & Assessment”, Pe. Tarcízio Morais, Coordenador da Equipa da Área Educativa da Fundação Salesianos.
De acordo com a fundação, em comunicado, a implementação desta medida iniciar-se-á já com ações de formação de professores e de aferição de nível de língua dos alunos, a realizar em diversos anos de escolaridade e terá continuidade a partir do próximo ano letivo, prevendo-se já em 2022-23 assegurar a certificação linguística dos alunos em momentos específicos do seu percurso escolar. O protocolo guia-se por “quatro linhas de ação – aumento da proficiência linguística dos alunos, respetiva certificação por entidade de inegável reconhecimento internacional, aposta na contínua formação dos professores, e adoção de metodologias de ensino orientadas para a valorização da comunicação em contextos diversos, com recurso a materiais didáticos especificamente selecionados para o efeito”, conclui.
Para a Fundação Salesianos, este projeto significa um desafio para todos os alunos que frequentam as escolas salesianas, dos 3 anos ao final do ensino secundário. Também as respetivas famílias “poderão ver assegurada, em contexto escolar formal, uma dimensão formativa a que nem sempre se tem dado a importância devida, mas que urge valorizar como ferramenta insubstituível no caminho para o sucesso de cada um de nós”, conclui.
Esta parceria “representa o compromisso em apoiar todos os anos milhares de alunos das várias escolas Salesianas, acompanhando-os com recurso aos nossos livros de texto e demais materiais pedagógicos, à medida que caminham na sua aprendizagem, assegurando a monitorização do seu progresso através dos nossos exames de reconhecida qualidade internacional”, assegura Elaine Blaus, Director of West Europe for Cambridge University Press and Assessment.