Já foi divulgado o ranking dos melhores murais de arte do mundo, elaborado pela comunidade digital Street Art Cities. Este ano, estão três portugueses na lista que contempla 100 murais – e todos ficam em Lisboa. O vencedor será anunciado no próximo domingo, 6 de fevereiro.
O primeiro “The Linen Ghost”, que tem como autor Regg, fica no bairro 2 de maio, na Ajuda. O mural surge como uma homenagem do artista à comunidade residente, que passou por diversas dificuldades e infortúnios, sendo este um tributo prestado à sua coragem.
O segundo, “Alto do Longo”, fica no Bairro Alto e tem como autor Hopare. “É uma obra que reflete sobre a contradição de pintar à noite”, refere a NIT.
Por último, o terceiro mural está localizado no bairro popular da Graça e intitula-se de “Fado Tropical em Tons RGB” e é uma obra de Ozearv, que se foca no tema “identidade cultural”. “Um espaço aberto а apropriação e а projeção dos nossos sentidos, porque a identidade cultural somos todos nуs. Somos o fado das vielas e das novas sonoridades. Somos o fado em remix onde cada animal tira e deixa um pouco de si. Em todas as estéticas que admiro e repito, faço uma remistura do que é virtual e uma imitação do realismo”, assim descreve o autor na sua página de Instagram.