O Agrupamento de Escolas D. João I, no concelho da Moita, aderiu ao “Projeto Academia de Líderes Escolas Ubuntu”, que tem como intuito, não só as competências académicas, mas sobretudo o investimento no bem-estar social e emocional dos alunos.
Fruto do “Plano 21-23 Escola+”, esta iniciativa – que pretende acompanhar, facilitar, enriquecer e consolidar o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade – assume uma maior relevância, sobretudo quando nos encontramos em contexto pandémico há dois anos, explica a autarquia local, realçando a relevância do projeto para o agrupamento e para o seu público-alvo.
Esta sexta feira, dia 28, está a decorrer na Baixa da Banheira, mais concretamente nas instalações da Escola Básica N.º 4, a “Semana Ubuntu”, cujo intuito é capacitar os professor que ali exercem a sua profissão.
Para além da parceria com o Instituto Padre Vieira (IPAV), este programa conta ainda com o apoio da autarquia, que fornece refeições aos participantes, apesar de (conforme divulgação n’O Setubalense) se tratar de um “projeto de educação não-formal, orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de meios desafiantes ou que neles queiram trabalhar”.