A Câmara Municipal de Sintra assinou um protocolo para a criação da Escola de Segunda Oportunidade de Sintra, projeto que pretende trazer para a formação escolar jovens que tenham abandonado o ensino, que se encontrem em risco elevado de o fazer ou que tenham um percurso marcado anteriormente pelo insucesso.
A antiga fábrica da MELKA é o espaço destinado à Escola de Segunda Oportunidade de Sintra e, que simultaneamente, será a nova casa da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra e do polo de formação de nível superior, através de protocolo com o Instituto Superior de Tomar que aqui irá desenvolver alguns dos seus cursos.
A nível nacional “existem apenas 4 Escolas em Portugal – Matosinhos, Ermesinde, Samora Correia e Arco Maior, sendo Sintra o 5º Projeto desta natureza a ser implementado em território nacional.” de acordo com Bruno Parreira, vice-presidente da autarquia de Sintra que também revela a sua preocupação com o valor das taxas de retenção e desistência no ensino secundário “o concelho apresenta uma taxa de retenção e desistência no ensino secundário de 35%, valor muitíssimo preocupante e superior à média nacional, que se situa nos 23%.”
A criação da Escola de Segunda Oportunidade de Sintra surge como uma nova oportunidade para os jovens poderem desenvolver competências e criar um projeto de vida, que lhes permita encontrar um novo caminho ou rumo.
Esta oportunidade foi possível graças a quatro entidades que assinaram o protocolo, nomeadamente o Ministério da Educação, representado pela Direção Geral de Estabelecimentos Escolares, a Câmara Municipal de Sintra, o Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra e a Associação És Mais.
Para além das instalações, a Câmara Municipal de Sintra apoia este projeto através da confeção de uma refeição diária gratuita e transporte.
bom dia onde é o centro escola segunda oportunidade, pff. preciso saber como funciona o método de estudo para inscrever o meu filho.
Olá, Tânia! A Escola de Segunda Oportunidade de Sintra situa-se na antiga fábrica da MELKA, no Cacém. Muito obrigada.