Excelente prestação da equipa Portuguesa na Olimpíada Internacional de Física, que arrecadou uma medalha de prata e uma menção honrosa.
A medalha de prata foi conquistada por Gabriel Alberto Mourão Almeida, sendo só a segunda vez que Portugal atinge este feito em 28 anos de participação. A menção honrosa foi conquistada por por Afonso Branco Alves.
A Olimpíada Internacional de Física foi organizada pela Lituânia entre 17 e 24 de julho 2021, mas devido à situação de pandemia, a delegação portuguesa reuniu-se para realizar esta prova no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. «O nível de conhecimentos requeridos para realizar estas provas vai muito para além do programa do secundário de Física, envolvendo por parte dos estudantes imenso esforço e dedicação durante a fase de preparação», explica Rui Travasso, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) envolvido na preparação dos alunos.
A Olimpíada Internacional de Física foi envolveu a participação de 370 participantes de 76 países a nível mundial.
Os estudantes tiveram de realizar uma prova experimental manuseando circuitos integrados e de responder a perguntas teóricas sobre mecânica quântica, condensados de Bose-Einstein, lentes de microscópios electrónicos, e propriedades mecânicas da crosta e manto terrestres.
O resultado dos estudantes portugueses «é muitíssimo impressionante e enche-nos de orgulho quando se toma em conta que, devido à presente situação, eles foram preparados remotamente por professores do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, e que mesmo assim conseguiram igualar o melhor resultado pessoal de sempre na Olimpíada Internacional de Física», sublinha Rui Travasso.
As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Coimbra.