Foi esta segunda-feira que os alunos de 2º e 3º ciclo voltaram ao ensino presencial, após dois meses a terem aulas a partir de casa.
O Agrupamento de Escolas Templários composto pelas Escola Secundária Jácome Ratton, EBI Santa Iria e EB 2/3 Gualdim Pais, para além de estabelecimentos de ensino pré-escolar e de 1º ciclo, preparou uma série de atividades surpresa que marcaram este regresso às aulas dos alunos de ensino básico.
A iniciativa foi dinamizada pelo serviço de psicologia, da qual fazem parte Florbela Gabriel e Ana Margarida Laborinho em articulação com o plano de desenvolvimento pessoal, social e comunitário em que esteve envolvida Sónia Pereira Graça, responsável pelo PDPSC do Agrupamento de Escolas Templários, que visa promover o sucesso escolar e o bem-estar dos alunos.
Neste sentido, os alunos foram recebidos neste primeiro dia com músicas animadas e mensagens de incentivo, ânimo e alento, colocadas em forma de faixa no gradeamento das escolas, nomeadamente: “vive o momento, sê feliz!” , “Bom (re)começo! Acredita em ti. Desafia os teus sonhos!”
Num segundo momento, foram distribuídos marcadores de livros a alunos, professores e pessoal não docente, com mensagens diferenciadas e inspiradoras. Chegados à sala de aula, os alunos foram novamente surpreendidos com uma citação motivacional de vários autores. Já os docentes, tinham à sua espera um copo com areia e uma flor, com mensagens de boas-vindas.
Por último, as três profissionais responsáveis por este movimento lançaram um desafio a alunos, docentes e direção, para exprimirem as emoções que este regresso à escola despertou em cada um, através de palavras, frases ou desenhos numa cartolina.
Criatividade foi a chave desta atividade, que foi fotografada para ser usada mais tarde.
Esta receção, já tinha sido dinamizada desta forma aquando o regresso das atividades letivas do 1º ciclo e foi agora replicada nos restantes níveis de ensino deste agrupamento de escolas.
Segundo a organização, foi uma verdadeira surpresa para alunos e professores e o feedback foi muito positivo.
“Esta atividade correu lindamente, ninguém fazia ideia do que se ia passar aqui, à exceção de nós as três e da direção da escola que teve de autorizar. Foi muito giro, os alunos gostaram muito e ficaram mesmo muito felizes com este regresso tão acolhedor” , revelaram Sónia Graça, Florbela Gabriel e Ana Margarida Laborinho.
[unitegallery school]