Para os formandos, quais são as vantagens de frequentar os cursos IEFP?
A valorização dos momentos curriculares de formação em contexto de trabalho, particularmente presentes nestas tipologias formativas, traduz-se numa enorme vantagem já que permite aos estudantes desenvolver uma relação de grande proximidade com o mundo do trabalho e com a realidade das empresas.
Por outro lado, a formação desenvolvida pretende dotar os formandos de um conjunto de competências que facilitarão o seu ingresso ou até a sua manutenção no mercado de trabalho, e pretende responder às necessidades de qualificações identificadas pelas empresas.
Quais são as competências profissionais desenvolvidas pelos formandos no decorrer da sua formação?
Os cursos do IEFP oferecem componentes de formação sociocultural, científica e tecnológica, bem como a componente de formação prática em contexto de trabalho (FPCT), com vista ao
desenvolvimento e aquisição de conhecimentos e competências técnicas e funcionais, relacionais e organizacionais e também cognitivas, da maior importância para o desempenho de uma atividade profissional.
Acresce referir que a FPCT permite aos formandos contactar com as tecnologias e técnicas utilizadas nas empresas, aplicar os conhecimentos e competências adquiridos em contexto de formação a atividades concretas em contexto real de trabalho e, bem assim, desenvolver hábitos de trabalho e espírito empreendedor.
Como é a integração dos alunos nas entidades de estágio?
As empresas constituem-se como espaços relevantes de aquisição de competências nos domínios tecnológico, organizacional e relacional para os formandos, permitindo-lhes não só contactar com as tecnologias e técnicas utilizadas nas empresas, mas também aplicar os conhecimentos e competências adquiridos em contexto de formação a atividades concretas em contexto real de trabalho.
Esta integração na empresa é sempre acompanhada por um Tutor na empresa que articula diretamente com um responsável do Centro de formação ou entidade formadora. O Tutor, para além de outras atividades, irá garantir as condições logísticas e materiais necessárias, de modo a proporcionar, ao formando, a aquisição e consolidação de competências em ambiente de trabalho, desenvolver relações interpessoais e facilitar a sua integração e adaptação aos contextos profissionais.
Os formandos terminam os cursos mais capazes de integrar o mercado de trabalho comparativamente aos jovens que tiveram outras formações?
Não se trata de serem mais capazes, mas o facto de os nossos formandos poderem usufruir, para além de uma formação teórica ministrada por formadores dedicados e muito qualificados nas respetivas áreas, de uma formação prática em contexto de trabalho, sem dúvida que é efetivamente uma mais valia e um fator distintivo no momento da sua inserção profissional.
De uma forma geral, os jovens estão muito mais bem preparados para iniciar a sua vida ativa, assim que terminam o seu curso, tendo já adquirido uma experiência significativa de integração numa entidade empregadora.
De que forma podem os jovens ingressar nos cursos do IEFP?
Efetuando uma pré-inscrição no curso desejado aqui ou, através de um contacto com o Centro de Emprego e Formação Profissional da sua área de residência ou, com o Serviço de Formação Profissional promotor da formação pretendida.