A oferta formativa disponível em Portugal é muito vasta e está em constante alteração. São muitos os cursos pelos quais podes optar, e são inúmeras as vantagens em frequentar a formação do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). António Leite, Vice-Presidente do IEFP, I.P., explica-te como funciona este nível de formação e muito mais!
O IEFP tem uma vasta oferta de cursos de formação. Tem vindo a modificar-se ao longo do tempo? Como é definida?
O IEFP, enquanto serviço público de emprego e de formação, há muitas décadas que assume a liderança na organização e oferta de formação profissional no nosso país. É um trabalho essencial, assente na qualidade, no conhecimento e na experiência desenvolvida ao longo de muitos anos e isso reflete-se nos trajetos que as pessoas conseguem realizar após terminarem a sua formação.
A definição da oferta formativa disponibilizada pela rede de Centros de Emprego e Formação Profissional do IEFP, I.P. tem em conta uma grande diversidade de fatores, como por exemplo:
– Ter como referência as áreas de educação e formação/saídas profissionais prioritárias estabelecidas e divulgadas no portal do IEFP (https://www.iefp.pt/areas-e-saidas-profissionais-prioritarias); – Considerar o SANQ (Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações) como um instrumento indicativo de áreas e saídas profissionais prioritárias para a rede de educação e formação;
– Ter em consideração os diagnósticos de necessidades de formação de âmbito regional;
– Privilegiar a formação com base nos referenciais disponíveis no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ);
– Ter em consideração as características do ficheiro de desempregados inscritos nos Centros de Emprego e Formação Profissional (CEFP) e nos Centros de Emprego (CE) da área de abrangência;
– Considerar como prioritárias as áreas e saídas profissionais associadas:
- À promoção de uma economia “verde” e inteligente e ao desenvolvimento sustentável;
- Ao desenvolvimento de competências Digitais;
- Ao reforço do apoio à saúde e aos idosos.