É notícia avançada pela Lusa. No próximo mês, uma empresa de biotecnologia com sede no Parque Tecnológico de Cantanhede vai começar os testes para desenvolver uma vacina para a COVID-19. A informação foi dada por Bruno Santo, CEO da empresa Immunethep.
Os testes serão feitos em ratos e, à partida, no espaço de dois a três meses, deverão existir resultados que serão luz verde para iniciar os testes em humanos. Caso aprovada, será feita a produção da vacina no Canadá.
A empresa emitiu um documento a explicar, onde consta que “o conhecimento gerado no processo de desenvolvimento de vacinas permitiu-nos avançar rapidamente para ensaios de desenvolvimento de uma vacina para a covid-19. Esta vacina foi desenhada para potenciar a resposta imune ao vírus nos pulmões. A vacina tem uma dupla função: Induzir a produção de anticorpos específicos para neutralizar o SARS-CoV-2 e aumentar a nossa capacidade natural de combater infeções virais”.
A vacina terá vários objetivos, além de prevenir a doença e evitar a transmissão, deverá atenuar os sintomas de pacientes já infetados, reduzindo assim futuramente o número de mortes de pacientes com o vírus.