Faltam apenas duas semanas para o regresso às aulas e os diretores das escolas públicas pedem que haja a possibilidade de medir a temperatura aos alunos ao entrarem na escola. Já as escolas privadas têm previstas esta medida já no início de setembro.
Em maio, quando os alunos do Ensino Secundário regressaram às aulas, houve escolas que decidiram mediar a temperatura aos alunos à entrada, mas a Comissão Nacional de Proteção de dados informou que medir a temperatura aos alunos constitui um tratamento de dados pessoais e nem as orientações da DGS, nem as regras do Ministério da Educação apresentam a necessidade de medição da temperatura.
Em relação às aulas de Educação Física, os professores continuam a aguardar orientações para conseguirem planificar as aulas. a Diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, garantiu que as regras serão conhecidas em breve. É necessário que cheguem as orientações para as aulas de Educação Física, para que sejam feitas as novas regras também para o Desporto Escolar.
“Se calhar os desportos coletivos, o futebol, o basquetebol vão ser lecionados de maneira diferente, ou nem vão ser lecionados, porque envolve contacto físico», afirma Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas (ANDAEP).