A École Ducasse – École Nationale Supérieure de Pâtisserie (ENSP) abriu novamente a 12 de maio, seguido pelo Centro de Formação Alain Ducasse em Argenteuil, a 18 de Maio.
De volta à escola sob a Bandeira da Excelência
Foi no passado dia 12 de maio, que setenta e nove alunos retornaram à ENSP – École Nationale Supérieure de Pâtisserie, acompanhados por cerca de 15 profissionais. A reabertura das duas escolas contou com a elaboração de um protocolo de saúde rigoroso, com o apoio de um especialista em prevenção em saúde pública, seguindo as diretrizes do poder público nacional com vista a prevenir os riscos para a saúde no âmbito da COVID-19 e criar condições que garantam a proteção e a segurança de todos.
No Campus de Argenteuil, mais de trinta estudantes franceses e internacionais retomaram o seu programa de artes culinárias, dentro de cursos de capacitação destinados à requalificação ou desenvolvimento profissional. Em particular, o Curso de Essencial e “Diploma”, estes são programas intensivos com duração de dois a nove meses dedicados àqueles com paixão pela gastronomia e abrangendo temas tão variados como empreendedorismo, culinária à base de plantas ou confeitaria francesa.
“Temos o prazer de ver os nossos laboratórios de cozinha ganharem vida novamente e continuar o programa de 2020, que foi preparado tão profundamente e apaixonadamente como nos anos anteriores.” explica Josiane Mathias, Diretora Executiva École Ducasse – École Nationale Supérieure de Pâtisserie.
O programa de formação da ENSP desenvolvido por Josiane Mathias e a sua equipa é rico e variado, voltado para colaboradores e gestores de empresas. Os cursos de formação profissional contínua são liderados por grandes chefs, MOFs e campeões mundiais.
Uma das oportunidades de formação profissional imperdíveis de 2020 realiza-se de 2 a 4 de junho na ENSP, o curso de capacitação denominado “La Pâtisserie de Cédric Grolet” – Confeiteiro do prestigiado hotel parisiense “Le Meurice” e Chef da OPERA Pastry/Bakery em Paris (2º arrondissement). Os trainees que participarem neste evento terão a oportunidade de experienciar uma imersão neste mundo único e descobrir as habilidades técnicas e truques do chef, que estudou na própria ENSP.
A pandemia revelou fortes laços e um espírito de solidariedade
Apesar de só reabrirem agora nos mês de maio, as instituições não ficaram paradas, tendo revelado fortes laços e um espirito de solidariedade entre a comunidade escolar.
Foi lançada a 8 de abril uma iniciativa, promovida através das redes sociais, denominada de “Desafio Diário pela École Ducasse”. Esta iniciativa, não só contribuiu para manter o contato com os alunos, como também permitiu a contribuição para o Fundo de Ajuda de Emergência COVID-19 da Fondation Hôpitaux de Paris-Hôpitaux de France. Sete semanas depois, as doações somam quase 10.000 euros.
“Para nós, trata-se de nos comprometermos e contribuirmos para o esforço coletivo participando desta batalha ao lado dos profissionais de saúde”, afirma Elise Masurel, diretora executiva da École Ducasse.
Uma nova escola sob a égide de chef’s excecionais
Os novos programas de Licenciatura vão ter início a 12 de outubro de 2020, contando com o apoio de referências globais na área a nível mundial – Jéssica Preálpato, responsável pelo Licenciatura em Pastelaria Francesa 2020 e Romain Meder, patrono de Licenciatura em Artes Culinárias 2020.
“O objetivo de nossos três anos de licenciatura é claro: transmitir conhecimentos únicos e habilidades interpessoais, combinando cursos práticos de arte sob a mão dos melhores professores. Tudo foi pensado para preparar os alunos para se tornarem chefs de restaurante e confeitaria empreendedores com um perfil muito próprio.”, diz Elise Masurel.
AGENDA DE FORMAÇÃO 2020 :
- Cédric Grolet, Confeiteiro “Le Meurice” Hotel, Paris: La Pâtisserie de Cédric Grolet;
- Patrice Ibarboure, chef de pastelaria do MOF: L’univers sucré;
- Jonathan Mougel , MOF Confeiteiro: Pâtisserie innovante “Les petits gâteaux”;
- Vincent Boué, chef de gelados do MOF: Préparez la saison, faites vos glaces;
- Jérôme Langillier, chef de confeitaria campeão mundial: Petits gâteaux et tartes;
- Jessica Préalpato, Melhor Confeiteira do Mundo 2019 pelo ranking “World’s 50 Best Restaurants”: Desseralité, une vision nouvelle de la pâtisserie;
- Mauro Colagreco, Chef, Le Mirazur, Mention, Le Mirazur, immseriosn dans l’univers du Meilleur Restaurant du Monde (Le Mirazur, uma imersão no universo do Melhor Restaurante do Mundo);
Para mais informações sobre os Programas:
https://www.ecoleducasse.com/bachelor-arts-culinaires
https://www.ecoleducasse.com/decouvrez-le-bachelor-de-la-patisserie-francaise
Para mais informações sobre a escola:
https://learn.ecole-ducasse.com
[post_gallery]
[Fotos École Ducasse]