A Diretora geral da Saúde, Graça Freitas, aproveitou a conferência de imprensa sobre o COVID-19, para reforçar a importância de manter o distanciamento social, numa altura que a pandemia está a começar a abrandar e Portugal está a entrar na terceira semana de desconfinamento.
Os jovens são geralmente quem tem os sintomas mais leves do vírus, e com o desconfinamento, pode haver uma aumento de casos, Graça Freitas afirma “A única forma de impedir a propagação do vírus é evitar o contacto físico e as máscaras complementam essa proteção”
O bom tempo, tem atraído cada vez mais pessoas às praias e cada vez menos é respeitado o distanciamento, devido ao elevado número de pessoas. “Os ajuntamentos não são indicados. Os jovens têm uma tendência para doença ligeira, mas isto não é uma constipação, eles podem transmitir a grupos de risco, a pessoas idosas, aos familiares, perpetuando a propagação. Não se pode continuar a tolerar comportamentos que ponham em risco a saúde pública”, afirmou a diretora da Direção-Geral da Saúde