“Como é que é malta!”, é esta a introdução de Gabriel Ferreira em todos os vídeos de YouTube. Um jovem alegre e curioso que começou a fazer truques de magia numa tarde de verão, depois começou a fazer vídeo no YouTube para os amigos e mais tarde acabou por participar no Got Talent Portugal.
ME-QUEM É O GABRIEL FERREIRA?
GF-Ui, sempre quis falar de mim na terceira pessoa, então, o Gabriel Ferreira é um jovem de 21 anos, licenciado em Gestão e que tem um certo talento para interagir com os outros. Gosta de acreditar que tem um sentido de humor apurado (cof cof!) e um repelente natural para confusões. Investe o seu tempo a aprender coisas novas, seja na internet, em livros ou em conversas de café, foi assim que começou a magia, a música, o YouTube, entre outros.
ME-QUANDO COMEÇOU ESTE GOSTO PELA MAGIA?
GF-Começou numa tarde de verão do típico adolescente que tem todos os amigos de férias enquanto ele está em casa. O adolescente era eu, não tinha nada para fazer, nessas situações costumo escolher algo para aprender e investir o meu tempo nisso. Decidi, então, aprender casualmente um ou dois truques de magia. Mostrei à minha família, gostaram. Deixei isso de lado depois de uma semana a chatear toda a gente com esses dois truques. Acabou o verão, eram os primeiros dias de aulas, e lembrei-me de mostrar esses truques aos meus amigos, a reação deles motivou-me, de tal modo que, no dia seguinte, levei um novo truque, adoraram, até os meus professores chateei para verem. A partir daí, todos os dias levava um truque novo para a escola, até que comecei a perceber que tinha jeito para esta arte. O investimento continuou até aos dias de hoje.
ME-TENS ALGUMA REFERÊNCIA NO MUNDO DA MAGIA QUE TE INSPIRA?
GF-Existem vários artistas que me inspiraram na magia, mesmo não sendo mágicos, mas, dentro deste mundo, Luís de Matos é o mágico que tenho como referência, desde a sua visão para o negócio, o seu talento para a comunicação, vontade de trabalhar e, claro, o seu investimento na magia. Desde cedo que me acolheu nos seus projetos, participei no seu festival de magia “Encontros Mágicos”, em 2017, e na promoção do seu mais recente espetáculo “O Impossível ao vivo”, em 2019. Sendo ele a minha maior referência.
ONDE RETIRAS IDEIAS PARA NOVOS TRUQUES? QUANTO TEMPO DEMORAS A APERFEIÇOAR UM TRUQUE DE MAGIA?
É engraçado porque a minha resposta vai fugir um pouco do esperado, penso eu, pondo de lado os dois locais mais óbvios de criação de ideias, ou seja, vendo outros artistas e pensar “como é que eu faria isto?” e, como todos sabemos, aqueles minutos antes de adormecer na cama. Tenho ideias em lugares como o cinema, a ver filmes que me inspiram de alguma forma, numa conversa casual, ou até mesmo numa competição de quem aguenta mais tempo sem respirar. Quanto ao tempo, é relativo, a técnica do truque pode demorar minutos, horas, ou até mesmo dias, mas até ficar um ato apresentável, demora umas quantas tentativas e uns quantos “Mano, já não quero ver mais truques”, vindos do meu irmão.
Queres saber mais sobre esta entrevista? Carrega no link https://bit.ly/ME_MAR_2020