O número de pessoas a viver em situações de carência em Beiras e Serra da Estrela tem vindo a aumentar, ultrapassando os 30%.
Um estudo desenvolvido pelo Instituto Politécnico da Guarda em conjunto com as Câmaras da região têm feito alguns diagnósticos, feito por professores e estudantes do IPG, em relação à forma como as pessoas vivem e a criar soluções habitacionais.
O projeto consiste em encontrar alternativas para eliminar problemas como a acessibilidade, habitabilidade, saneamento e conforto térmico. Mais tarde, elaborar a “Estratégia Local de Habitação (ELH)” para possibilitar uma candidatura ao Programa 1º Direito: um programa que serve de apoio público para soluções habitacionais destinadas a cidadãos que vivem em condições de carência financeira.
“Estamos a delinear estratégias na nossa área de influência através de uma visita porta a porta a famílias que vivem tanto em zonas rurais, como em zonas urbanas.”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Instituto Politécnico da Guarda em comunicado.