Na última década, o Prémio Golden Boy foi atribuído a jovens futebolistas, que mostraram merecer uma página na história do futebol.
Prestes a iniciar uma nova década vamos conhecer os Golden Boy dos últimos dez anos.
2010: Mario Balotelli
Quando venceu o troféu Golden Boy, Balotelli tinha apenas 20 anos de idade. O jogador italiano jogava a primeira época no Manchester City e já se tinha destacado na Série A. Na época, afirmou que o único jogador melhor do que ele era Leonel Messi.
2011: Mario Gotze
Aos 19 anos de idade, Mario Gotze foi apontado como Golden Boy. O jogador integrava a formação do Borussia Dortmund.
2012: Isco
Isco foi eleito Golden Boy com 20 anos de idade depois de ter defendido as cores do Valência e quando vestia a camisola do Málaga.
2013: Paul Pogba
Paul Pogba foi distinguido pelo jornal italiano quando jogava na Juventus. O francês que começou a carreira de futebolista no Manchester United foi galardoado com o Prémio Golden Boy com apenas 20 anos.
2014: Raheem Sterling
Quando foi premiado pelo jornal italiano, Raheem Sterling tinha atuado apenas na Premier Ligue. Em 2014, o jogador inglês – que se mantém a jogar em terras de sua majestade – tinha defendido as cores do Liverpool e do Portsmouth.
2015: Anthony Martial
O francês Anthony Martial foi eleito Golden Boy com 20 anos. Depois de ter defendido as cores do Lyon e do Mónaco, os jornalistas consideraram que Anthony Martial era o melhor jogador sub-21 a atuar na Europa.
2016: Renato Sanches
No ano em que se transferiu do Benfica para o Bayern de Munique, Renato Sanches foi apontado como Golden Boy. O jovem, na época com 19 anos, acabou por não se conseguir afirmar na liga alemã.
2017: Kylian Mbappé
Com apenas 19 anos, Kylian Mbappé acabou por sobressair aos olhos dos jornalistas. O francês, que na época alinhava pelo Mónaco, destacou-se, na Europa, entre os jovens futebolistas.
2018: Matthijs de Ligt
Matthijs de Ligt destacou-se no Ajax e com 19 anos foi eleito Golden Boy. Atualmente, o defesa é futebolista da Juventus.
2019: João Félix
Depois de uma época de grande destaque no Benfica, João Félix foi eleito Golden Boy. Na época em que se transferiu para o Atlético de Madrid, o português marcou a história do futebol.
O Prémio Golden Boy é um galardão do jornal italiano “Tuttosport” que visa destacar o melhor jogador de futebol a jogar na Europa com menos de 21 anos.
[Imagem: Pexels]