A partir de janeiro de 2024, todos os Estados-membros da União Europeia vão ser obrigados terão quarto contentor de lixo que será o castanho e servirá para resíduos biodegradáveis.
Neste contentor, deverão entrar todos os resíduos como restos de alimentos ou de plantas de jardim que supostamente podem ser reabsorvidos pelo meio ambiente sem problema.
Em Lisboa, por exemplo, já se faz a recolha e transporte de biorresíduos oriundos de cantinas e restaurantes do município para valorização orgânica no sistema gerido pela Valorsul.
O processo de utilização destes novos contentores será feito com a colaboração das Juntas de Freguesia que colocaram no futuro, na via pública compostores comunitários de 900 e 330 litros para as pessoas porem cascas de vegetais, legumes, hortaliças, fruta, guardanapos e papel de cozinha usado, borras de café, aparas de relva, que pela ação de microrganismos se transformam num composto útil para a agricultura.
Desta forma as cidades da Europa vão poder tornar-se mais ecológicas e prontas a enfrentar os novos desafios ambientais.
[Imagem: Pexels]