“Minore e a Magia das Cores” é o primeiro livro infantil de Catarina Raminhos, que conta com as ilustrações de Patrícia Furtado. Estará à venda nas livrarias a partir de 11 de Junho.
Catarina Raminhos sempre esteve ligada à escrita. Jornalista de formação, foi editora de conteúdos de diversos programas de televisão, entre os quais “5 para a meia-noite” e “Portugueses pelo Mundo”. É, também, uma exímia gestora de tempo – já que é mãe de três Marias, tem o blogue “7 da tarde e ainda não lavei os dentes”, escreve e é uma ativa instagrammer.
“Minore e a Magia das Cores” nasce da sua verdadeira paixão de brincar com as palavras para contar histórias e da inspiração que as filhas lhe oferecem todos os dias.
Este livro fala sobre o poder das cores, através de Minore, uma menina determinada, que vira tudo do avesso ao mesmo tempo que tem uma enorme bondade e doçura.
“Minore e a Magia das Cores” é editado pela LeYa / Oficina do Livro e apresentado por Luís Filipe Borges, no dia 8 de junho (sábado), pelas 17 horas, na Praça LeYa da Feira do Livro do Lisboa.
Segundo a sinopse do livro, Minore é uma menina muito determinada e que facilmente vira tudo do avesso, mas que consegue também ser uma fonte de doçura e bondade.
É atenta a tudo o que a rodeia e os problemas ou sentimentos dos outros não lhe passam despercebidos. Para ajudar a resolver cada situação, a Minore inspira-se no poder das cores, usando os lápis de cera, que carrega consigo todos os dias no bolso ou na mochila. A Minore é a pequena que faz magia com o coração e que consegue sempre encontrar o arco-íris… até nas mais pequenas coisas.
Catarina Raminhos é licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa e sempre esteve ligada à escrita.
Já trabalhou em jornais mas, neste momento, está dedicada ao universo dos livros. É casada com o humorista António Raminho e as três filhas proporcionam-lhe muito assunto sobre o qual escrever.
Para Patrícia Furtado, a ilustradora de “Minore e a Magia das Cores”, os livros e o desenho sempre foram os seus vícios e logo percebeu que se conseguisse fazer da bonecada o seu trabalho nunca teria de realmente trabalhar.
Licenciou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes e conseguiu arranjar logo emprego num atelier de design em Lisboa. Em 2001, mudou-se para Londres, onde trabalhou como webdesigner freelancer para clientes como a PepsiCo e a Haagen Dazs. De volta a Lisboa, trabalhou no The Lisbon Studio, até se focar na ilustração editorial. Começou a trabalhar regularmente para jornais e revistas e a fazer capas para livros infantojuvenis. Publicou livros de receitas e ilustrou livros de Valter Hugo Mãe, Alice Vieira, Álvaro Magalhães, Nuno Markl, entre outros.
[Foto: Divulgação]