Mafalda Lopes conquistou este domingo o triunfo no Pro Júnior de La Torche, na Bretanha, França, naquela que foi a terceira de cinco etapas do circuito Pro Júnior Europeu da World Surf League.
A jovem surfista da Costa de Caparica, de 18 anos, alcançou nas ondas francesas o primeiro triunfo da carreira a este nível. Um feito que a ajudou a cimentar a liderança do ranking do circuito.
A surfista portuguesa esteve em grande destaque no dia final do evento gaulês, vencendo a basca Janire Etxabarri nos quartos-de-final e, depois, a francesa Elisa Cazenave nas meias-finais. Na final, Mafalda superou a britânica Ellie Turner, após somar 12,73 pontos contra 10,53 da adversária.
Depois de ter sido finalista vencida na etapa da Caparica e de ter alcançado o 5.º posto na etapa inaugural, em Espinho, Mafalda conseguiu agora um triunfo categórico que a coloca lançada na corrida ao título europeu e também para a qualificação para o Mundial da categoria, que se realiza no final do ano.
Mafalda Lopes havia chegado a França com 120 pontos de vantagem sobre Turner, saindo agora para a próxima etapa, que se realizará apenas em Julho em Sopela, no País Basco, com uma vantagem de 370 pontos. A etapa final decorre em setembro nos Açores, naquela que é uma novidade de última hora no calendário do circuito Pro Júnior Europeu. Mafalda procura repetir o feito alcançado pela compatriota Teresa Bonvalot em 2016 e 2017.
Na prova feminina deste Pro Júnior de La Torche destaca-se ainda o 13.º posto final de Matilde Passarinho. Já na prova masculina o melhor surfista nacional foi Martim Paulino, também com um 13.º posto. Afonso Antunes, que chegou a França na 3.ª posição do ranking, acabou a prova no 17.º posto, o que lhe vai proporcionar uma descida no ranking.
[Foto: WSL]