O secretário de Estado da Educação, João Costa, vai estar esta sexta-feira, dia 25, no anfiteatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) para falar dos “Desafios de uma sociedade inclusiva”.
A conferência, com entrada livre, tem início pelas 17h30 e integra o programa das atividades de formação desenvolvidas pela pós-graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, tendo como destinatários não só os estudantes, mas também os profissionais das áreas da Educação e Saúde que se encontrem a desenvolver atividade em escolas, organizações públicas, privadas e de solidariedade social, em contextos de educação formal, não formal ou informal.
Esta iniciativa trata-se, segundo a organização, de “uma oportunidade para dialogar com quem assume um papel central na implementação do novo enquadramento jurídico da educação inclusiva”. Recorde-se que a inclusão vai ser, a partir de maio próximo, o principal indicador de análise do desempenho das escolas, no quadro do novo ciclo de avaliação conduzida pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), tal como anunciou o governante na última quarta-feira, dia 16.
Na ocasião, João Costa frisou que “uma escola é muito mais do que o resultado dos exames” e que, para existir inclusão, “não basta aprender, é preciso que todos aprendam” e que estas “aprendizagens sejam reais”.
[Foto: IPS]