O fenómeno já começou no dia 4 de dezembro, mas dura até à próxima segunda-feira, dia 17. Pode ser visto a olho nu por todo o mundo, inclusive em Portugal, mas fica mais visível no dia 14.
Chuva de estrelas é o nome para os amigos. O que acontece é uma chuva de meteoros que entram em combustão assim que invadem a atmosfera terrestre. Segundo a BBC, o fenómeno é conhecido como Geminídeas e trata-se de uma das principais chuvas de meteoros do ano.
A NASA considera o fenómeno um dos mais impressionantes vistos da Terra e explica que este nem sempre foi tão visível. Segundo a agência espacial norte-americana, “As Geminídeas começaram a aparecer por volta dos século XIX. Mas as primeiras chuvas não eram tão significativas, com apenas 10 a 20 meteoros visíveis por hora”.
Este ano, o pico do acontecimento é já amanhã, 14 de dezembro. Em condições perfeitas de visibilidade, a NASA afirma que podem ser vistos 120 meteoros por hora. Para conseguir atingir essas condições, deixaram alguns conselhos:
– Escolher lugares mais afastados das cidades
– Esperar que a Lua se ponha – a luz pode ofuscar os meteoros
– Encontrar o lugar mais escuro possível
– Esperar 30 minutos até que os olhos se adaptem à escuridão
– Evitar olhar para o telemóvel – prejudica a visão noturna.
[Foto: Unsplash]