Já fizeste a tua árvore de Natal? É daquelas de plástico, com ramos verdes escuros? Ou mesmo brancos, a simular neve… Ou vermelhos, num tom muito natalício?
Provavelmente a resposta é sim… Mas e se pudesses ter um pinheiro verdadeiro? E se ele fosse amigo do ambiente e ainda ajudasse os bombeiros portugueses?
A iniciativa é da Rnters, uma startup que permite alugar todo o tipo de artigos. Chama-se Pinheiro Bombeiro e está de volta pelo segundo ano consecutivo! A ideia surgiu o ano passado quando, depois do grande incêndio do Pinhal de Leiria.
Os fundadores da empresa decidiram por mãos à obra e criar arranjar uma utilidade para os pinheiros que têm obrigatoriamente de ser cortados – para manter os terrenos limpos e prevenir incêndios: mandá-los para as casas das pessoas, durante esta época!
Sabemos o que estão a pensar: com esta iniciativa, todos ganham! É bom para as florestas, para os bombeiros e para o ambiente: o corte destas árvores é controlado e necessário, e aquelas que estão disponíveis para aluguer foram cortadas na limpeza de matas. Isto significa que, ao teres uma em casa, estás a contribuir para evitar a disseminação de incêndios e a prevenir o combate ao fogo!
Para alugares o teu pinheiro, só tens de ir ao site da iniciativa, até dia 16 de dezembro! Cada pinheiro tem 1,80 metros de altura e um metro de largura e o aluguer custa 17,5 ou 25 euros, dependendo do que pretendes doar.
A Rntrs entrega os pinheiros nas zonas de Lisboa, Porto e Coimbra e, pontualmente, em Braga, Leiria e Faro. Esta entrega custa 10 euros mas, se os quiser poupar, entre os dias 1 e 16 de dezembro, também pode levantar o seu pinheiro, já comprado, no Hub Criativo do Beato (Travessa do Grilo): de segunda a sexta-feira das 17 às 21 horas e ao sábado e domingo, das 11 às 19 horas. Encontras ainda os Pinheiros Bombeiros no Mercado de Natal do Campo Pequeno, Winter Market Stylista e Homy Pop Market.
Entre 5 e 6, e, 12 e 13 de janeiro, o Hub Criativo do Beato estará disponível para devolveres o teu pinheiro!
[Foto: Divulgação]