Há que quebrar os tabus quando se trata de denunciar a violência sexual.
Com essa premissa em mente, a campanha europeia Start to Talk arrancou esta quinta-feira. Pretende quebrar o silêncio em que este tema está envolto e alertar para os abusos sexuais no desporto. Embora no nosso país ainda não existam dados sobre esta realidade, as autoridades referem que, na Europa, pelo menos uma em cinco crianças é vítima deste tipo de crimes.
A campanha surge através do formato de vídeo, já disponível em versão dobrada para português. Este tem como objetivo informar e sensibilizar e conta com testemunhos na primeira pessoa de vítimas de abuso sexual no desporto.
O vídeo vai ser divulgado na Internet, tal como junto a federações, clubes e associações. Além disso, a campanha inclui ainda a distribuição de um “kit de formação” com informações, factos, números, leis, no sentido de ajudar na prevenção e na resposta a situações de violência sexual contra crianças e jovens.
Espera-se que, com esta iniciativa, surjam dados em concreto acerca deste problema a nível nacional – para que as autoridades saibam como interferir junto das vítimas.
[Foto: Divulgação]