Doces: quem lhes resiste? O açúcar está escondido nos mais diversos alimentos e pode ser muito perigoso para a saúde de todos nós.
Com esta premissa em mente, surge um desafio simples: que as famílias portuguesas moderem o consumo de açúcar no próximo dia 14.
Esta ação surge no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, cujo mote deste ano é “Família e a Diabetes”. Trata-se de uma iniciativa do Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).
Durante um dia, as famílias são desafiadas a não consumir quaisquer alimentos açucarados. Falamos de bolos, chocolates, gomas, cereais, refrigerantes, bebidas alcoólicas, entre tantos outros! O objetivo é sensibilizar a população para adotar uma alimentação saudável, de modo a reduzir o risco de desenvolver diabetes – uma doença que afeta, em média, um a três portugueses adultos.
A diabetes é uma doença crónica. Carateriza-se pelo aumento dos níveis de glicemia (açúcar no sangue) e provoca a deterioração dos vasos sanguíneos. Quem sofre de diabetes tem maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares – como o enfarte agudo do miocárdio, a angina de peito, insuficiência renal ou cegueira.
Segundo dados do Observatório da Diabetes, em Portugal há 1 milhão de pessoas com diabetes e 500 mil pessoas que ainda não sabem que têm a doença. Vamos fazer um esforço por reverter esta tendência desfavorável?
[Foto: Unsplash]