Não só de tecnologia e inovação se faz a Web Summit: há também uma grande preocupação em corresponder aos Objetivos das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
Segundo Paddy Cosgrave, CEO da maior conferência de tecnologia do mundo, “A Web Summit não pode estar apenas na vanguarda do desenvolvimento e das descobertas do mundo, precisa também de tomar a dianteira no encontrar de soluções para os maiores desafios que o planeta enfrenta. É com orgulho que anunciamos o nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas “.
Assim, foram adotadas várias novas medidas – em parceria com patrocinadores e oradores – para tornar este grande evento mais sustentável:
-
- Garrafas reutilizáveis e catering sustentável: Vão ser usados talheres e louças biodegradáveis ou recicláveis. 30 mil garrafas reutilizáveis vão ser distribuídas durante o evento.
- Mobiliário sustentável em parceria com a IKEA: Pode ler-se no comunicado à imprensa que “a Web Summit desenvolveu uma parceria com a IKEA que garante que os móveis usados na conferência deste ano possam ser reutilizados, reutilizados ou reciclados”.
- Combater o desperdício alimentar e colaborar para os objetivos de Fome Zero da ONU: todo o excesso de comida proveniente da conferência será posteriormente distribuído aos que precisam na cidade de Lisboa.
- Carbono Zero com a plantação de 70.000 árvores em parceria com a Ecosia: o compromisso é plantar uma árvore por cada participante. “Estas árvores serão estrategicamente plantadas no âmbito de projetos de regeneração de ecossistemas, com o objetivo de apoiar a biodiversidade e a economia locais”.
- Apoio às mulheres na comunidade tecnológica, lutando pela igualdade de género: “desde o seu início, a Web Summit assumiu o compromisso de aumentar o número de mulheres na comunidade tecnológica. Para o conseguir, em 2016, ofereceu 10 mil bilhetes com desconto, número que subiu para 14 mil em 2017, oferecendo um total de 25 mil bilhetes nos seus eventos em todo o mundo. Além dos eventos, a Web Summit continuará a envolver-se com o rápido crescimento do número de mulheres na comunidade tecnológica, que conta já com mais de 11.000 membros”.
- Aumentar o número de mulheres na comunidade tecnológica através de parcerias com a booking.com e a IBM: “a Web Summit vai organizar um almoço exclusivo para mulheres na área tecnológica, e disponibilizará, com a Booking.com, um lounge dedicado às mulheres, com várias sessões de mentoring e mesas redondas”, acrescenta o comunicado
- Acolher indústrias inovadoras e startups dedicadas às infraestruturas no cenário tecnológico
- Compromisso com a educação de qualidade na esfera da tecnologia
Se já sobravam razões para estar orgulhoso por Portugal ser o anfitrião deste evento, agora eles ainda são mais!
[Foto: Web Summit]