Já imaginaste como seria se usar o telemóvel fosse proibido em todo o recinto da tua escola? Os estudantes franceses estão prestes a saber.
Quer nas aulas, quer nos recreios, vai passar a ser interdito mexer no telemóvel. Esta medida do governo francês – cuja proposta inicial foi apresentada em finais de 2017 – recebeu um grande impulso pelo presidente Emmanuel Macron. O texto foi aprovado em junho e já entrou em vigor a 5 de agosto!
No entanto, só com este regresso às aulas se vão começar a sentir os efeitos práticos desta regra. Desligados e dentro do cacifo ou mochila: é como os alunos vão ter de deixar os telefones. Ao critério de cada escola fica a implementação de outros mecanismos de controlo, como a existência de um professor responsável por guardar os equipamentos de cada turma.
Jean-Michel Blanquer, o ministro da Educação francês, argumentou que esta é uma “lei para o século XXI” e que a abertura a novas tecnologias não implica a aceitação de “todos os seus usos”. Segundo Blanquer, esta medida tem como premissa aumentar a disciplina dos 12 milhões de estudantes do país.
Cada escola pode ainda decidir se quer ou não estender a proibição a alunos com mais de 15 anos.
[Foto: Unsplash]