A 16 de julho celebra-se o Dia Mundial da Serpente! E claro, o Zoo preparou várias atividades dedicadas a este curioso animal…
Há visitas guiadas para observar as serpentes no Reptilário e uma apresentação chamada Cobras & Lagartos, que explora a biologia de diferentes tipos de répteis e alerta para a necessidade de os conservar.
Para além disso, os visitantes têm a oportunidade de conhecer, ao vivo e a cores, uma das maiores serpentes do mundo, a Pitão-reticulado! Esta espécie é vencedora do recorde no Guinness Book of World Records pelo seu comprimento de 11 metros (embora, em média, tenham entre 4 e 6 metros de comprimento). São naturais das florestas tropicais húmidas do sudeste asiático e vivem próximas de rios e lagos, muitas vezes convivendo de perto com populações humanas, junto dos terrenos cultivados. A captura intensiva para o comércio ilegal da pele e de espécies exóticas é um problema que enfrentam e que pode vir a ameaçá-las…
Neste dia, a agenda do Zoo foca-se na exploração da biologia dos diferentes grupos de répteis! Isto porque é importante alertar para a necessidade de os preservar e mostrar como todos podemos contribuir para tal.
Um dia diferente e uma viagem “rastejante” pelas (muitas!) razões que tornam os répteis animais a conhecer, respeitar e proteger!
[Foto: Zoo]