O CanSat Portugal é um concurso que dá aos estudantes a oportunidade de passar por todos os estágios de um projeto espacial real. Já foram anunciados os finalistas, e entre eles está uma equipa da EPET – Escola Profissional de Electrónica e Telecomunicações.
Este é um projeto educativo da Agência Espacial Europeia (ESA), organizado em Portugal pelo Centro AeroEspaço do Aeroclube de Torres Vedras em cooperação com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, com o objetivo de proporcionar aos estudantes portugueses a primeira experiência em projetos relacionados com a tecnologia aeroespacial.
Com esta competição, os estudantes têm a oportunidade de passar por todos os estágios de um projeto espacial real: escolher os objetivos da sua missão, projetar o CanSat, integrar todos os seus componentes, testar o sistema, preparar para o lançamento e analisar os dados científicos obtidos.
As equipas participantes tinham a missão de projetar um CanSat que fosse capaz de sobreviver a um lançamento, que podia ser feito através de um pequeno foguetão, de um avião, de um drone ou de um balão. Após o lançamento e durante a descida, o CanSat tem de executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise dos dados colhidos.
No ano passado dia 12 de janeiro foram anunciadas as equipas finalistas, entre as quais está um grupo da EPET – Escola Profissional de Electrónica e Telecomunicações, cujo projeto te mostramos em vídeo aqui:
Podes encontrar a lista completa das equipas finalistas neste link.