Tu e os teus amigos vão juntar-se e fazer alguma coisa para celebrar a entrada em 2018. A questão é: o quê? E mais importante ainda: Quem é que se vai começar a tratar das coisas? O melhor é não ficares à espera deles e tomares tu as rédeas do assunto, para que fique tudo bem combinado a tempo e horas e vos proporcionar uma passagem de ano inesquecível! A Mais Educativa dá-te uma ajuda em dez pontos essenciais.
1. Quem vai?
A primeira coisa a fazer é decidir quem vais convidar para passar o ano contigo. E isso tanto pode ser uma tarefa facílima como algo incrivelmente complexo. Tens um grupo de meia dúzia de amigos mais próximos, ou dás-te super bem com a turma inteira? Pensa em quem significa mais para ti, pensa nas relações entre as várias pessoas – não cometas o erro de tentar separar casalinhos ou melhores amigos! – e faz a tua lista de pessoas a convidar.
2. Pede ajuda!
Organizar uma passagem de ano entre amigos pode envolver planeamento a vários níveis, desde o alojamento ao transporte, passando pela comida e pela bebida, as coisas a levar, etc. Por isso talvez não seja má ideia pedires ajuda! Convoca aquele amigo/a a quem confiarias o teu maior segredo, para que possam dividir tarefas e substituir-se um(a) a(o) outro/a, quando um/a de vocês não estiver disponível!
3. Cria grupos e eventos nas redes sociais
Não há nada como um evento no Facebook para pores a malta toda em sentido para a tua ideia de passagem de ano. E se puderes criar uma imagem cheia de estilo para o acompanhar, melhor ainda! Vais ver como os teus amigos vão levar tudo bem mais a sério… Cria o evento no Facebook, convida as pessoas e faz uma breve descrição do objetivo, e coloca logo a pergunta chave – onde querem passar o ano? – seguida das várias opções em que pensaste. Não te esqueças de deixar margem para que também eles possam dar as suas opiniões!
Ao mesmo tempo, cria um grupo no WhatsApp, adiciona as pessoas e deixa a mesma mensagem, para facilitar a conversação entre todos. Aconselhamos-te a não espalhares este assunto por mais redes sociais, porque às tantas poderás perder o fio à meada nas ideias que foram trocadas.
4. Decide o spot
Ponto prévio: Estamos a supor que o teu grupo é composto apenas por malta menor de idade, que estuda e não trabalha, e que por isso não pode meter-se toda num avião rumo a Las Vegas…
Partindo desse princípio, e que queres juntar os teus amigos para algo mais do que ir sair à noite, apresentamos-te três opções:
1. Uma festa na garagem – Querem juntar-se e passar a noite juntos num espaço só vosso, mas não têm uma casa à disposição para o fazer? Recorram ao plano B, que pode tornar tudo ainda mais divertido: uma festa na garagem!
Sonda o teu grupo de amigos para ver se alguém tem uma garagem disponível onde caiba toda a gente, e contacta diretamente os pais desse amigo/a e expõe o assunto. Se calhar eles até vão passar o ano na casa por cima da garagem, e vão achar a ideia boa! (Imagina como esses pais – e os outros – vão ficar descansados por ter o/a filho/a tão perto e em segurança… Se calhar até vos levam comida e tudo!)
Tem em atenção que, geralmente, as garagens não estão perfeitamente arrumadas e limpas, e por isso deverá ser preciso combinares com os seus proprietários uma visita um dia ou dois antes da passagem de ano, para pores tudo impecável para a vossa festa.
2. Uma festa em casa – É um upgrade em relação à primeira opção, partindo do princípio que há alguém no teu grupo de amigos cuja família tenha uma casa que possa disponibilizar. Terem uma casa só para vocês permite-vos ter um sítio confortável para descansar (se não houver quartos e camas para toda a gente, levem sacos cama, esteiras e almofadas para poderem dormir em qualquer lado), jantar por valores bem mais em conta, e escolher se preferem ficar por casa ou sair à noite depois das doze badaladas.
O que também pode acontecer é a casa disponível ser uma casa de férias ou uma casa de família na terra de origem… Ou seja, passar o ano fora da cidade onde vivem! Certamente que tu e os teus amigos vão adorar a ideia, mas isso coloca-vos um desafio extra: o transporte. O que significa mais trabalho para ti, que estás a organizar tudo. Mas nada que não se faça! Só tens de ver qual é a melhor forma de se deslocarem até à dita aldeia, vila ou cidade (autocarro ou comboio) e anotar a melhor hora disponível para irem e para regressarem, bem como o respetivo valor.
3. Campismo de Ano Novo – Queres ter uma passagem de ano realmente inesquecível e cheia de peripécias? Então não há nada como o contacto com a natureza numa aventura no campismo! Ok, já estás a pensar no frio que vai estar, e na possibilidade de chuva… É um facto que o clima não será o mais adequado, mas se forem precavidos para isso tudo se faz: Tendas com qualidade, sacos cama e cobertores reforçados e um camping gaz para prepararem bebidas quentes são alguns dos indispensáveis na vossa trouxa.
De resto, é uma questão de estudarem a zona para onde gostariam de ir acampar e de estudarem as condições climatéricas previstas para esse local. Não se esqueçam de confirmar também as condições dos parques de campismo para que possam desfrutar ao máximo da vossa passagem de ano sem infrigirem as regras. Estarão numa zona protegida e ao mesmo tempo com liberdade para fazerem (quase) tudo o que vos apetecer!
5. Define os timings!
Se já tens experiência em organização de eventos com várias pessoas, o que vamos dizer a seguir não será novidade para ti. Não cometas o erro de deixar a passagem de ano por definir sem dares timings aos teus amigos. Marca datas para a definição do local do vosso festejo, e se tiverem de pagar alguma coisa antecipadamente, define um dia limite para a transferência bancária ou para te darem o dinheiro em mãos.
Sem esta planificação prévia, é muito provável que chegues à véspera do vosso evento completamente à nora sobre o número de pessoas que estarão presentes…
6. O jantar
Quando tiveres uma noção mais próxima do número de pessoas que irão passar o ano contigo, poderás começar a planificar melhor a vossa última refeição de 2017: o jantar da noite de Ano Novo. Claro que o vosso jantar vai depender do sítio onde estiverem – podem simplesmente ir todos comer fora a um restaurante; se forem acampar terá de ser algo bem mais simples e prático; se em vez disso estiverem juntos numa garagem ou numa casa podem apostar nos vossos dotes culinários.
Se a opção recair no campismo, combina com todos e faz uma lista de comes e bebes. Uns levam salgados, outros levam batatas fritas, outros tratam das bebidas. Certifiquem-se que, da lista de coisas que concordarem levar, alguém se encarrega de alimentos que possam ser aquecidos, porque vão estar na rua toda a noite e vão precisar de tudo o que vos possa aquecer – uma sopa é uma excelente ideia, por exemplo!
Se estiverem por casa, podes pensar de maneira diferente. Pede aos teus amigos para levarem uns aperitivos – uns salgados, uns patés, pão, etc. – e leva a votação entre todos duas ou três receitas simples para fazer pouco antes da hora do jantar. Bacalhau com natas? Strogonoff? Um prato vegetariano mais básico? Pesquisa e propõe!
Se a solução recair na garagem, a lógica pode ser a mesma, desde que tenhas uma casa onde preparar a comida. Na casa da garagem propriamente dita? Na casa de alguém, para depois ir diretamente para a garagem? Vê o que é possível!
NOTA: Quando forem às compras, não se esqueçam de comprar pratos, copos e talheres de plástico. Ok, podem não ser a melhor solução para o ambiente mas são definitivamente a coisa mais prática para noites como esta. Até porque depois ninguém vai querer ficar a lavar loiça enquanto deviam era estar a divertir-se…
7. As bebidas
Esta é a parte em que somos nós a ficar enrascados. Somos uma revista distribuída nas escolas, lida por pais e professores, por isso não vos podemos ajudar muito no que ao álcool diz respeito… Mas temos a certeza que vocês vão encontrar uma solução!
8. Depois da meia-noite
É igualmente importante definir previamente o que vão fazer nas primeiras horas de 2018. É para ficar em casa ou é para ir sair para algum lado?
Bom, se estiveres a acampar não deverá haver grande dúvida… Vai ser botellón a noite toda! Mas se o contexto for outro podes querer aproveitar a noite de fim de ano na tua discoteca de eleição, ou descobrir o que há na noite daquele sítio para o qual foste e do qual pouco ou nada conheces!
Espera até aos últimos dias de 2017 – para dares tempo para que sejam anunciadas todas as festas – e faz uma pesquisa para apresentares aos teus amigos uma seleção dos principais eventos de fim de ano a acontecer na zona onde vocês vão estar, e deixa em aberto a possibilidade de ficarem só vocês, no vosso espaço, a desfrutarem da companhia uns dos outros!
9. A bucket-list para 2018
Quando soarem as doze badaladas, guardem um tempinho para fazerem a vossa bucket list conjunta para o ano que acabou de começar. Deixamo-vos algumas sugestões:
1 – Para quem estiver no 12º ano, uma viagem de finalistas inesquecível;
2 – As melhores notas escolares de sempre;
3 – Viralidade absoluta nos vossos conteúdos online;
4 – Que algum de vocês tire a carta para poderem festejar a entrada em 2019 noutro sítio qualquer;
5 – Fazer novos amigos e arranjar um/a namorado/a incrível;
6 – Que todos vocês que vão entrar em 2018 juntos continuem a ser amigos ao longo do ano
10. Não te esqueças de…
1 – Partilhar todas as informações e perguntar tudo sobre a vossa passagem de ano nos grupos de WhatsApp e eventos de Facebook criados para o efeito;
2 – Levar jogos para se divertirem em conjunto (consola com vários comandos, jogos de tabuleiro, etc.), isto se ficarem por casa, claro;
3 – Levar agasalhos (algo que se torna ainda mais importante se fores acampar);
4 – Levar aperitivos, salgados e pequenos snacks para irem “matando o ratinho” ao longo da noite;
5 – Gravar vídeos e fazer instastories da vossa noite de Ano Novo, e de partilhar tudo nos vossos grupos;
6 – Manter os teus pais informados sobre onde estás e o que vais fazer ao longo da noite. Assim eles ficam mais descansados e não te chateiam com telefonemas!
[Texto: Tiago Belim]