O júri já escolheu os mais criativos e originais Martelinhos de São João, que vão estar em exposição no Palácio das Artes, no Porto. Estes são os vencedores do concurso!
Maria do Douro. Assim se chama o trabalho que valeu a Hélder Teixeira Peleja o 1º Prémio no Concurso de Martelinhos de S. João – Prémios Millennium bcp, na categoria 2D. Para fazer este martelinho, o artista recorreu a uma alusão às típicas mulheres bairristas.
O 2º prémio foi atribuído a Vítor Hugo Matos, pelo projeto Baptismo de São João, um trabalho com inspiração no Santo padroeiro da cidade do Porto e na ponte D. Luís I, de onde os mais destemidos jovens se lançam para seu próprio divertimento e para deleite dos turistas.
Já na categoria de objeto, o 1º prémio coube a Maria Isabel Fernandes, que criou uma boneca “feita à mão com muita alegria”, e com “50% de alma portuense, 30% de espírito sanjoanino e 20% de inspiração festiva”, de acordo com a própria.
O 2º prémio foi atribuído a José Manuel Costa, cuja obra foi feita a pensar nas noites de São João, que se querem bem iluminadas e alegres. O seu martelo tem um sistema eletrónico incorporado, emite uma luz que se faz notar através de perfurações em forma de figuras alusivas ao São João, como seja o balão.
Por fim, na categoria de vídeo, o 1º prémio foi para Daniel Vicente Roque, e o 2º prémio para a dupla Ana Catarina Marques e Catarina Gonçalves Coimbra. Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa a Margarida Lestra Salvador.
O Concurso Martelinhos de São João’17 é uma iniciativa da Fundação da Juventude organizada em parceria com a Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer, com o apoio da Fundação Millennium bcp. A exposição estará patente de 9 a 28 de junho, de segunda a sexta das 10 às 18 horas, e aos sábados das 11 às 18 horas.
[Fotos: Divulgação]