Site ME v2 Cabeçalho ME MAIO Site correctocópia
  • Sobre nós
  • Ficha Técnica
  • Contactos
Domingo, Dezembro 14, 2025
Spotify
  • Login
Mais Educativa
  • Home
  • Educação
    • Educação
    • ADN Escolas
    • Selo SaudávelMente
    • Escolas
  • Lazer & Cultura
  • Desporto & Saúde
  • Ciência & Tecnologia
  • Podcast
  • Passatempos
    • Passatempos a Decorrer
    • Passatempos Terminados
  • Arquivo Edições
No Result
View All Result
  • Home
  • Educação
    • Educação
    • ADN Escolas
    • Selo SaudávelMente
    • Escolas
  • Lazer & Cultura
  • Desporto & Saúde
  • Ciência & Tecnologia
  • Podcast
  • Passatempos
    • Passatempos a Decorrer
    • Passatempos Terminados
  • Arquivo Edições
No Result
View All Result
Mais Educativa
No Result
View All Result
Home Revista do Mês Guia de Acesso ao Ensino Superior 2017

As tradições e os grupos académicos

Admin por Admin
25/05/2022
em Guia de Acesso ao Ensino Superior 2017, Novidades, Revista do Mês
As tradições e os grupos académicos

As tradições e os grupos académicos

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

O que têm afinal os dirigentes associativos a dizer sobre a tua entrada no Ensino Superior? Porque deves fazer parte de um grupo académico, que tradições existem nas várias cidades, e o que têm cada uma das academias para te oferecer? Damos a palavra à Federação Académica de Lisboa (FAL), à Federação Académica do Porto (FAP), à Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e à Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), na pessoa dos seus Presidentes.

Porque devo escolher a Academia a que pertences?

As tradições e os grupos académicosRodrigo Teixeira, estudante de Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg e Presidente da AAUAlg
A Universidade do Algarve (UAlg) é, neste momento, uma das melhores do país. E digo isso porque há várias áreas chave a caracterizar-nos, como a qualidade do ensino, as infraestruturas recentes que proporcionam excelentes condições, as acolhedoras cidades de Faro e Portimão e o clima agradável. De resto, é uma universidade de média dimensão mas que oferece várias áreas de estudo, e tem como lema Estudar onde é bom viver. E é exatamente isso que se passa aqui!

As tradições e os grupos académicosBruno Alcaide, estudante de Direito Administrativo na Escola de Direito da Universidade do Minho e Presidente da AAUM
A Universidade do Minho (UMinho) é completamente diferente de todas as outras, não só pela sua organização como pela própria vivência do espírito académico e grande proximidade entre toda a sua comunidade.
Nos dois pólos que compõem a UMinho – Braga e Guimarães – há a preocupação de envolver os estudantes em vivências culturais, desportivas e sociais. No caso do desporto universitário, concretamente, é considerada uma das melhores a nível europeu.
No âmbito cultural, são 19 os grupos existentes nesta instituição – entre tunas, grupos académicos e recreativos, etc. –, que vincam o nosso trabalho no reforço da identidade cultural da UMinho.

As tradições e os grupos académicosJoão Rodrigues, mestrando em Políticas Públicas no ISCTE-IUL e Presidente da FAL
Vais encontrar a maior academia do país. Estamos no centro, na capital do país, onde tudo acontece, onde as nossas instituições têm níveis de qualidade e de ranking internacionais, e onde a empregabilidade dos nossos formandos é elevada graças à grande absorção por parte do mercado do trabalho.
No que ao desporto diz respeito, podes praticar várias modalidades ao nível universitário; tens também acesso a uma enorme variedade cultural pela própria oferta que a cidade disponibiliza; e os eventos recreativos vão dar sequência à tua viagem de finalistas, mas com uma frequência muito maior! Na minha opinião, estudar em Lisboa é a melhor decisão que alguém pode tomar.

As tradições e os grupos académicosAna Luísa Pereira, mestranda em Gestão de Qualidade em Unidades de Saúde na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e Presidente da FAP
Vais certamente encontrar uma academia plural, onde toda a gente, independentemente das suas origens, das suas ideias, da sua condição ou das suas características, tem um espaço onde pode aprender, crescer, partilhar, estudar e realizar-se.

Qual é o espírito académico que se respira? A tradição académica está presente?

As tradições e os grupos académicosRodrigo Teixeira
Temos vindo a crescer cada vez mais, no que à ligação com a cidade diz respeito, e existe bastante espírito académico, sobretudo às quintas-feiras! É organizado dentro da universidade pelo menos um arraial académico por mês, temos a mais longa Semana Académica do país, uma receção ao caloiro com muitas atividades características da nossa academia, e um traje que também é único e que reflete a tradição algarvia.
Por tudo isto, quem vem estudar para a Universidade do Algarve encontra normalmente um ambiente bastante acolhedor, com turmas pequenas, e onde a integração dos novos alunos é feita da melhor forma.

As tradições e os grupos académicosBruno Alcaide
Em cada um dos nossos pólos existe preocupação com a integração dos novos alunos, com atividades e programas alargados de receção ao caloiro que têm uma duração de cerca de um mês e que integram as componentes cultural, social, desportiva e de empreendedorismo.
Depois, apesar da separação em dois pólos e em duas cidades, a forma como a UMinho está organizada e as atividades conjuntas – como o Enterro da Gata, que organizámos recentemente – aproxima os alunos e fomenta o sentimento de pertença a uma mesma realidade, e o orgulho por dela fazerem parte.

As tradições e os grupos académicosJoão Rodrigues
Vais encontrar tradição académica em Lisboa porque a cidade tem tantas instituições que seria impossível ela faltar. Obviamente que, pela dimensão geográfica da cidade, está muito dispersa – estamos a falar de 13 universidades e de 1 instituto politécnico só no ensino público, mas a tradição académica existe, é bastante vincada, e passa muito pelas tunas académicas, que em Lisboa têm uma grande projeção.
Há muitas atividades de integração e essa tradição também é uma das qualidades que a nossa Academia tem. A ideia de ela não existir é um mito urbano.

As tradições e os grupos académicosAna Luísa Pereira
O espírito académico constrói-se a partir das vivências de todos e de cada um dos estudantes que são parte da Academia. Há espaço para todos e cada um deve procurar as atividades, os grupos académicos e os grupos informais com que mais se identificam. Se procuram a tradição? Seguramente que aqui também a encontrarão.

Que responsabilidades e mais-valias existem por fazer parte de um grupo académico?

As tradições e os grupos académicosRodrigo Teixeira
Existe a ideia errada de que o curso é para acabar em três anos, e que tudo o que desvie o aluno desse caminho é negativo. Com isso, cria-se uma certa inibição na participação em atividades extracurriculares, sejam elas quais forem. E há muita coisa que se pode fazer: Integrar uma associação académica, uma tuna, um grupo de teatro, uma equipa desportiva, etc.
A nossa mensagem para os estudantes é de participação. Qualquer atividade extracurricular vai traduzir-se num fator diferenciador no currículo, porque o mercado de trabalho valoriza cada vez mais a experiência pessoal.
Falando do meu caso, posso dizer que estar numa associação académica é um cargo de grande responsabilidade. Na AAUAlg gerimos um orçamento superior a 1 milhão de euros, temos 24 funcionários a nosso cargo, e não é todos os dias que se faz a gestão de uma “empresa” desta dimensão. É um local onde se aprende muito.

As tradições e os grupos académicosBruno Alcaide
Por um lado, diz muito da forma como cada aluno se constrói enquanto cidadão e membro ativo de uma academia. Assumir responsabilidades, representar a instituição e os colegas e procurar desenvolver competências pessoais e encontrar melhorias são, a meu ver, as principais motivações para pertencer a um grupo académico.
Para além disso, a instituição reconhece as pessoas que se envolvem nestas iniciativas, conferindo-lhes uma avaliação diferenciada e a respetiva menção no diploma de final de curso.

As tradições e os grupos académicosJoão Rodrigues
Eu acho que é a oportunidade de ter um percurso diferente do normal, de apenas tirar um curso. Cada vez mais, o mercado de trabalho pede distinção, não apenas no curso mas o que fazemos com ele e durante o tempo em que lá estamos – o nosso trajeto, como nos envolvemos, o que aprendemos –, não só pela questão pessoal como também na interação e no trabalho em grupo. A afiliação a um grupo académico potencia esta distinção, torna-nos melhores estudantes e acima de tudo melhores cidadãos.
Independentemente do que escolheres, o importante é envolveres-te. Trabalha em grupo, percebe que há realidades e contextos diferentes, porque é isso que o Ensino Superior pode trazer, para além da formação e da matéria. Um complemento à nossa formação enquanto cidadãos.

As tradições e os grupos académicosAna Luísa Pereira
Ninguém vive isolado. O período em que os estudantes frequentam o Ensino Superior é um tempo de formarem as suas visões do mundo, e isso só se faz sendo parte de uma comunidade. A mera frequência com aproveitamento (ainda que excelente) dos percursos curriculares, é por si só uma experiência formativa incompleta.
As aprendizagens fazem-se em contexto formal mas também em muitos outros contextos. As associações e os grupos académicos são espaços para se aprender fazendo, para nos dedicarmos a causas que vão além dos nossos interesses pessoais, de investirmos um pouco do nosso tempo a ir ao encontro das outras pessoas, partilhando experiências e construindo a comunidade académica.

[Reportagem: Tiago Belim]
[Fotos: cedidas pelos entrevistados e Cristiana Chivarria @ Flickr]

Esta entrevista é parte integrante do Guia de Acesso ao Ensino Superior 2017/18 da Mais Educativa, disponível para consulta aqui.

Visualizações 2.778
Tags: AAUAlgAAUMEnsino SuperiorFALFAPFederação Académica de LisboaFederação Académica do Portogrupos académicosGuia de Acesso ao Ensino Superiorreportagemtradição
Anterior

Ganha 4 kits de produtos B.U.! – Vencedores

Próximo

Eletrónica e programação na jeKnowledge Academy

Próximo
Eletrónica e programação na jeKnowledge Academy

Eletrónica e programação na jeKnowledge Academy

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Tendência
  • Comentários
  • Latest
Sabes como remover um filtro ou um efeito no Tik Tok?

Sabes como remover um filtro ou um efeito no Tik Tok?

21/07/2020
"Climaverse" promove revolução 4.0 por uma aprendizagem (com futuro)

“Climaverse” promove revolução 4.0 por uma aprendizagem (com futuro)

12/12/2025
Dá ritmo aos teus dias com a coluna Fuego™!

Dá ritmo aos teus dias com a coluna Fuego™!

04/12/2025
Ganha este pack irresistível da NICI!

Ganha este pack irresistível da NICI!

03/12/2025
"Climaverse" promove revolução 4.0 por uma aprendizagem (com futuro)

“Climaverse” promove revolução 4.0 por uma aprendizagem (com futuro)

1
Os novos jogos de mistério (e investigação policial) prometem desafios arrepiantes

Os novos jogos de mistério (e investigação policial) prometem desafios arrepiantes

0
Rita Rocha lança "Volta Atrás"

Rita Rocha lança “Volta Atrás”

0
Pavilhão do Conhecimento dá as boas-vindas ao Natal

Pavilhão do Conhecimento dá as boas-vindas ao Natal

0
Os novos jogos de mistério (e investigação policial) prometem desafios arrepiantes

Os novos jogos de mistério (e investigação policial) prometem desafios arrepiantes

14/12/2025
Rita Rocha lança "Volta Atrás"

Rita Rocha lança “Volta Atrás”

13/12/2025
Pavilhão do Conhecimento dá as boas-vindas ao Natal

Pavilhão do Conhecimento dá as boas-vindas ao Natal

12/12/2025
"Climaverse" promove revolução 4.0 por uma aprendizagem (com futuro)

“Climaverse” promove revolução 4.0 por uma aprendizagem (com futuro)

12/12/2025
PUBLICIDADE

MAIS VISTO

  • Sabes como remover um filtro ou um efeito no Tik Tok?

    Sabes como remover um filtro ou um efeito no Tik Tok?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Dá ritmo aos teus dias com a coluna Fuego™!

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Ganha este pack irresistível da NICI!

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Os novos jogos de mistério (e investigação policial) prometem desafios arrepiantes

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Entrevista a Filinto Lima: “A escola é um elevador social que agora se move muito mais devagar”

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
PUBLICIDADE

Mais Educativa 2022@ Site desenvolvido por SITEIRIA

Info Legal

  • RGPD
  • Termos e condições
  • Politica de privacidade
  • Politica de Cookies

Parceiros Editoriais

logo APN 2017 2.png
logo 1
Captura de ecra 2025 10 16 as 16.23.23 1
CDP VD COLORIDO 1 300x116

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Home
  • Sobre nós
    • Sobre nós
    • Ficha Técnica
    • Contactos
  • Educação
    • Educação
    • ADN Escolas
    • Selo SaudávelMente
    • Escolas
  • Ciência & Tecnologia
  • Desporto & Saúde
  • Lazer & Cultura
  • Podcast
  • Passatempos
    • Passatempos a Decorrer
    • Passatempos Terminados
  • Arquivo Edições

Mais Educativa 2022@ Site desenvolvido por SITEIRIA