Assinalam-se hoje os 43 anos da Revolução dos Cravos, e a Mais Superior mostra-te o que fazer no 25 de abril em Lisboa e no Porto.
Lisboa
Na cidade da revolução por excelência, serão várias as atividades que recordam, em simultâneo, as conquistas de abril e a resistência.
Das 10 às 20 horas, os Paços do Concelho estarão abertos a visitas da população, será inaugurado um memorial a José Afonso, pelas 12 horas, no Jardim das Francesinhas, junto à Assembleia da República, e terá lugar a 40ª edição da Corrida da Liberdade, a começar a partir das 10h30.
Depois, o programa Há Festa no Parque promete animar de novo o Parque Eduardo VII com música, jogos tradicionais, desporto, pinturas, teatro, oficinas criativas e muito mais, entre as 10h30 e as 13h30. Há várias oficinas: Faz o teu cartaz (para construíres o teu próprio cartaz para o desfile do 25 de abril); Taumatrópio de abril (para fazeres o teu brinquedo óptico-taumatrópio); e Oficina Arte Urbana (um workshop de pintura sob a temática da liberdade, direitos humanos e a paz mundial) são alguns exemplos.
Para os desportistas haverá ciclismo, uma pista insuflável, voleibol sentado, ioga e xadrez; e quem gosta de música vai poder ouvir, a partir das 11 horas, a Orquestra Geração, e uma hora depois o grupo coral alentejano Al Cante.
Haverá ainda um conjunto de atividades no Museu do Aljube, a antiga prisão da PIDE, onde vais poder contactar com objetos e testemunhos de resistentes à ditadura.
Porto
A partir das 10 horas, a Praça D. João I vai receber uma série de atividades, como jogos tradicionais, workshops e ateliês. Depois, às 14 horas a programação muda-se para o Museu Militar do Porto, onde acontecerá uma homenagem aos resistentes da ditadura, à qual se seguirá o Desfile da Liberdade, a ter início no Largo dos Soares dos Reis e a terminar na Avenida dos Aliados.
E será nos Aliados que continuará a haver música, ao longo da tarde. Magano atua às 15 horas, e logo a seguir haverá cante alentejano, interpretado pelos Mineiros de Aljustrel.
[Fontes: Evasões e NiT]