Jogos, passatempos e toques polifónicos, entre outros, são as subscrições que mais aumentam atualmente as faturas em telecomunicações dos portugueses. E os consumidores não se apercebem de muitas delas, alerta a DECO.
A DECO – Associação de Defesa dos Consumidores está a alertar os portugueses para os valores que recebem nas faturas dos operadores de telecomunicações. De acordo com esta entidade, muitos deles são referentes a subscrições de jogos online ou a passatempos aos quais nunca aderiram.
Os jogos, os passatempos e os toques polifónicos estão entre as subscrições inadvertidas mais comuns, e nalguns casos são ativadas por crianças, ao acederem a publicidade que gera o pagamento de serviços. O aviso aparece normalmente no fundo da página e em letras pequenas, e os consumidores raramente as lêem.
A DECO refere que, para te livrares do problema, podes sempre cancelar o serviço, quer seja através da operadora ou no fornecedor. Apesar disso, avisa que é muito provável que tenhas de pagar o período já subscrito.
Ainda de acordo com a comunicação da DECO, as operadoras de telecomunicações afirmam que só podem cancelar o serviço depois de o cliente reclamar, porque agir antes seria interferir na escolha dos utilizadores.