Um dos principais espaços que vais encontrar no Pavilhão 4 da Futurália é o do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), onde não faltam mostras de profissões com as quais podes interagir e com elas ganhar o “bichinho” pela aprendizagem.
O stand do IEFP está dividido em duas grandes áreas, e uma delas dá visibilidade ao que é feito pelos alunos nos Centros de Formação Profissional, que fazem parte de uma rede onde existem centros de formação direta e centros de formação participada. E o que estes centros te mostram na Futurália é uma grande diversidade de projetos – das motas e dos arranjos de automóveis às pastelarias, passando pela robótica, entre outras áreas de formação. De acordo com Pedro Guilherme, responsável de comunicação do IEFP, o objetivo é “ser interativo com os jovens” e fazer com que este stand se destaque dos demais “não por show-off, mas mostrando aquilo que temos de interessante para oferecer no Ensino Profissional, através de trabalhos de qualidade, e convidando a experimentar”.
O outro destaque no espaço do IEFP é o WorldSkills – o Campeonato das Profissões. Pedro Guilherme diz que ele é “o ponta-de-lança da formação profissional”, e que pretende mostrar-te a experiência de participar nesta competição, através de formandos e de professores: “Queremos entusiasmar os jovens a procurar uma saída profissional de excelência, a aprender uma profissão e a tornar-se um campeão nessa profissão, desde muito cedo.”
Para os mais entusiasmados, o IEFP está também a aceitar pré-inscrições para a próxima edição do WorldSkills, a ter lugar em fevereiro de 2018, em Beja.
Ao longo dos quatro dias da Futurália, aqui encontras sempre mostras do que se faz nas mais variadas profissões, com vários embaixadores a partilharem a sua experiência. Porque estudar pode ser desafiante e motivador, mais ainda em campeonatos que premeiam o esforço e o empenho dos alunos, e que os distinguem no mercado de trabalho graças aos skills que vão adquirindo, não só no WorldSkills como também ao longo da sua formação profissional.
[Fotos: Mais Educativa]