Há uma associação que quer treinar e doar cães de assistência a pessoas com deficiências motoras e mentais e sem recursos financeiros. Para isso, precisa de ajuda.
Está a decorrer, até 21 de outubro, uma campanha de crowdfunding com o objetivo de angariar 2500 euros, que servirão para responder aos mais de 350 pedidos de ajuda de pessoas deficientes, que chegaram à Associação Portuguesa de Cães de Assistência (APCA). Como? Com a atribuição de cães de assistência.
Um cão de assistência recebe formação específica para o apoio a pessoas dependentes – autismo, diabetes, epilepsia e deficiências motoras e mentais são doenças muitas vezes incapacitantes, sobretudo no caso de quem não dispõe de recursos financeiros para se tratar atempadamente e convenientemente.
Com esta campanha de recolha de fundos, a APCA pretende adquirir mais animais e iniciar o seu processo de treino, por forma a poder responder a todos os pedidos que têm chegado. Segundo declarações do seu responsável, a associação “não dispõe de qualquer tipo de ajuda estatal”, e suporta os seus encargos com “fundos próprios, donativos e muita boa vontade da sua equipa”. Apesar disso, “não é possível fazer mais”, assegura.
Em ano e meio de trabalho, a associação conseguiu seis cães certificados, estando a iniciar a formação de mais oito. Se quiseres ajudar, acede a este site e faz o teu donativo!
[Foto: Associação Portuguesa de Cães de Assistência @ Facebook]