Era algo que à partida já sabias, ou talvez não. A Uniplaces publicou um estudo onde indica o custo de vida de 24 cidades europeias, e o Porto é a mais barata de todas.
Feito para dar aos jovens estagiários uma noção melhor da remuneração de que vão precisar para viver, este estudo foi feito pela Uniplaces, com base nos dados da InternsGoPro, e revela qual o custo médio de vida em 24 cidades da Europa, tendo em conta alojamento, transporte e alimentação.
Os resultados indicam que, de entre aquelas que foram analisadas, a cidade do Porto é mais barata, e pede aos estagiários um salário de 500 euros para fazerem face aos custos básicos de vida. Já em Lisboa, por exemplo, a remuneração necessária sobe para os 650 euros, e aqui ao lado, em Madrid, os jovens deveriam receber 700 euros por mês, comparativamente aos 400 euros auferidos.
Existem, claro, cidades com um custo de vida muito superior. Segundo este estudo, em Londres precisas de 1150 euros para viver, e em Paris de 1050, sendo que estas são as cidades mais caras analisadas pela Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários.
Para André Rodrigues Pereira, Country Manager da Uniplaces em Portugal, “os estágios são, nos dias de hoje, a forma mais rápida de os licenciados acederem ao mercado de trabalho e começarem a contactar com a realidade empresarial. No entanto, é muito importante que a remuneração média mensal auferida seja suficiente para garantir a autonomia financeira. Estes dados da Uniplaces têm como base os custos de vida básicos de casa, alimentação e deslocações casa-trabalho.”
[Foto: Uniplaces]