O João Esteves é de Matosinhos, terminou o 10º ano do curso de Ciências e Tecnologias com 20 valores a tudo, e venceu um concurso que o vai colocar na órbita dos astronautas da NASA!
Aos 16 anos, o João Esteves já é um exemplo de iniciativa e de empreendedorismo. Este é um jovem igual a todos os outros, mas que concluiu o 10º ano do curso de Ciências e Tecnologias com 20 valores a todas as disciplinas. Só isso já faria dele um exemplo a seguir, mas isto é só mesmo o começo.
O João foi recentemente o vencedor de um concurso a nível internacional, onde ganhou uma bolsa no valor de mais de mil euros e o direito a frequentar um curso semelhante aos de preparação para astronautas da NASA, em Huntsville, Alabama, nos Estados Unidos da América. Para além disso, orgulha-se de ser proativo e escuteiro, e por isso participa em várias ações de solidariedade e voluntariado como o Banco Alimentar, a visita a orfanatos, entre outras atividades.
O João é também embaixador da EF Education First, onde com o seu trabalho já conquistou 2 cursos de inglês grátis em Nova Iorque e em Miami com uma duração de 3 semanas. Esteve também em Zurique a representar Portugal na Reunião Mundial dos 12 melhores embaixadores da EF da Europa, onde se debatem ideias sobre como melhorar a educação a nível mundial.
Mas não é tudo. O João pertence ainda à equipa que lidera o projeto nacional “GreenSchools”, que tem o objetivo de levar valores de sustentabilidade ambiental às crianças e jovens de várias escolas do país. O João foi inclusivamente o criador do site da organização, que podes consultar aqui.
É ainda um músico certificado pelo Conservatório de Música do Porto, com o quinto grau de instrumento (violino), formação musical e orquestra (classes de conjunto), e é ainda capaz de tocar vários instrumentos: guitarra, piano, ukulele, entre outros, a um nível mais básico. Já atuou em Espanha, no Coliseu do Porto e na Casa da Música como membro da orquestra sinfónica do conservatório de música do Porto.
Militante ativo de uma juventude partidária, tem a oportunidade de debater alguns dos temas mais controversos da sociedade, e revela uma atitude ativa na política nacional.
O objetivo está definido: tornar-se engenheiro aeroespacial, uma área de formação cujo curso superior tem uma média de acesso de 18,5 no Instituto Superior Técnico. Contudo, o foco do João está mesmo em “conseguir uma bolsa para entrar no MIT, nos Estados Unidos”.
No final, este jovem tem uma mensagem: “Nunca se esqueçam dos jovens, porque investir neles é investir no futuro de uma geração promissora, que irá certamente mudar o Mundo!”
Inspira-te no exemplo de jovens como o João e aposta no teu futuro!
[Fotos: cedidas pelo entrevistado]