É já a 16 de outubro que começa a segunda edição da Academia Júnior de Ciências da Universidade da Beira Interior. Mais uma vez, esta iniciativa leva à universidade os melhores alunos das escolas secundárias da região.
Estes alunos são selecionados pelas próprias escolas e vão ter sessões temáticas de natureza diversa, como aulas teórico/práticas, laboratoriais, palestras entre outras, nas áreas da Matemática, Física e Química, bem como a interligação entre estas, através de temas como a Informática, a Biologia, a Engenharia, entre outras. Os estudantes farão ainda uma visita de estudo ao Museu Nacional de História Natural e Ciência.
Este ano, a Academia Júnior de Ciências terá a participação de 21 alunos provenientes de 6 escolas secundárias da região: as três localizadas na cidade da Covilhã – Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, Escola Secundária Quinta das Palmeiras e Escola Secundária Campos Melo – a que se juntaram a Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, e a Escola Secundária do Fundão. Do distrito da Guarda vieram alunos provenientes do Agrupamento de Escolas de Gouveia.
[Foto: Universidade da Beira Interior]