O Grupo Sonae acaba de reforçar a sua presença na formação vocacional de nível secundário, através de uma parceria no curso de Técnico de Logística.
A Sonae tem uma forte presença no seu setor de atividade e disponibiliza condições para promover uma articulação ativa com as escolas, neste tipo de cursos. Após a assinatura de um protocolo com o Ministério da Educação, esta empresa comprometeu-se a colaborar na articulação das componentes dos cursos vocacionais de dupla certificação e na oferta de estágios formativos, de acordo com as suas necessidades em determinadas áreas técnicas em cada momento, aos alunos das escolas que venham a aderir ao projeto.
O curso vocacional de Técnico de Logística é uma parceria com a Sonae, iniciada no atual ano letivo. Conta com 23 alunos e um total de 3000 horas, das quais 1400 são de estágio formativo. Integram-se nestas 1400 horas de estágio formativo na Sonae, aulas teórico-práticas e formação prática em áreas como preparação de encomendas, receção e expedição em armazém, operação de empilhadores e redes e fluxos de informação. Trata-se de um curso de dupla certificação, já que proporciona uma certificação profissional de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações e um diploma de conclusão do Ensino Secundário.
O Ministério da Educação e Ciência tem vindo a registar uma forte adesão ao Ensino Vocacional por parte das escolas e das empresas, assim como um grande apoio de instituições do ensino superior que, através de parcerias, têm contribuído para o desenvolvimento destes cursos. As ofertas vocacionais foram lançadas no ano letivo de 2012/2013, no Ensino Básico, e no ano seguinte alargadas ao Ensino Secundário, em ambos os casos em experiência piloto. Atualmente frequentam esta oferta formativa mais de 24 mil alunos, distribuídos por cerca de 1170 turmas. Mais de 5000 empresas estão envolvidas nesta oferta formativa.
As escolas públicas e privadas interessadas na candidatura à oferta formativa de cursos vocacionais no ensino básico e no ensino secundário, a iniciar no ano letivo de 2015/2016, podem submeter o seu projeto até 15 de maio, na plataforma SIGO.