O Fábio Branco tem 21 anos, foi aluno da Escola Profissional Gustave Eiffel e faz agora gestão de laboratório. Ao mesmo tempo, tenta ajudar os alunos nos seus projetos, e mostrou-nos o que os formandos desta escola têm andado a fazer, através de vários projetos expostos no stand que podes encontrar na Futurália.
“Esta grua foi feita por alunos de Eletrónica, baseando-se nos microcomputadores, algo que fazemos muito na escola. Basicamente, criaram a estrutura e implementaram o circuito eletrónico para que esta grua fizesse aquilo que uma grua deve fazer: levantar e transportar objetos. Para além disso, criaram ainda um comando para a poderem controlar.”
“Este braço robótico foi recuperado e está agora completamente operacional, algo que à partida era impossível, mas os nossos alunos, com os conhecimentos que apreenderam nas aulas e com algum material novo, conseguiram devolver a utilidade a esta peça.”
“Isto é um ecoponto, mas não é um ecoponto qualquer. Foi desenvolvido pelos alunos de Eletrónica e Telecomunicações, e é capaz de determinar o nível de resíduos no seu interior. Atingindo um certo nível de capacidade, comunica a situação eletronicamente. Isto poderá permitir às empresas de recolha de lixo saber o estado da capacidade dos ecopontos, e assim poupar em deslocações e em recursos humanos.”
[Fotos: Tiago Belim]