Um estudo inquiriu os portugueses acerca da sua disposição em lutar por Portugal em caso de guerra, e a julgar pelas respostas, estaríamos tramados…
28% dos portugueses lutariam por Portugal em caso de guerra. É esta a grande conclusão de um estudo da Win/Gallup International, que fez a mesma pergunta a cidadãos de 63 países, e onde Portugal foi um dos 13 onde menos pessoas responderam que sim.
E se 28% disseram que sim, 47% responderam que não lutariam por Portugal. 24% preferiram nada dizer. Globalmente, no conjunto dos 63 países, 60% dos inquiridos responderam que estariam dispostos a lutar, 27% disseram que não e 12% não souberam ou não quiseram responder.
Fiji, Marrocos, Paquistão, Vietname ou Bangladesh foram alguns dos países que se destacaram pelo lado da resposta positiva, com mais de 85% dos habitantes a responderem afirmativamente. Pelo contrário, apenas 11% dos japoneses inquiridos iriam à guerra pelo seu país, 15% dos holandeses, 18% dos alemães, 19% dos belgas e 20% dos italianos.
Na Europa Ocidental são menos os cidadãos dispostos a lutar pelos seus países em caso de guerra – um em cada quatro. Em contrapartida, as respostas mais positivas foram encontradas nos países do Médio Oriente e do Norte de África.
Este estudo foi realizado entre outubro e novembro de 2014, com uma amostra de 64 909 entrevistados.
[Fonte: Diário de Notícias]
[Foto: Carlos Goulão @ Flickr]