Realizaram-se ontem os Globos de Ouro, a cerimónia de entrega de prémios da indústria cinematográfica que são uma espécie de antecâmara dos Óscares. O filme “Boyhood – Momentos de Uma Vida” foi o grande vencedor com três prémios.
“Boyhood – Momentos de Uma Vida” com três galardões, “Birdman” e “A Teoria de Tudo” com dois, e “Grand Budapest Hotel” com o mais cobiçado da noite – o de Melhor Filme. Foram estas as películas em destaque na edição número 72 dos Globos de Ouro.
“Boyhood” ganhou prémios nas categorias Melhor Filme (Drama), Melhor Realizador – Richard Linklater – e Melhor Atriz Secundária – Patricia Arquette. Na realização, ficaram para trás o mexicano Alejandro González Iñárritu (“Birdman”), Wes Anderson (“Grand Budapest Hotel”), Ava DuVernay (“Selma”) e David Fincher (“Em Parte Incerta”).
Na categoria de Drama, Eddie Redmayne venceu o prémio de Melhor Ator por “A Teoria de Tudo”, e, na categoria de Melhor Atriz, Julianne Moore voltou a ganhar com “O Meu Nome é Alice”. J.K.Simmons foi distinguido como Melhor Ator Secundário por “Whiplash – Sem Limites”, na sequência do que sucedeu na maioria das entregas de prémios de cinema da temporada.
Nas categorias de Comédia ou Musical, Michael Keaton e Amy Adams receberam o prémio de Melhor Ator e Melhor Atriz, respetivamente, e na Animação foi o filme “Como Treinares o Teu Dragão 2” a arrecadar o Globo de Ouro de Melhor Longa-Metragem de Animação. O Melhor Filme Estrangeiro foi “Leviathan”.
Finalmente, no que à televisão diz respeito, “The Affair”, “Fargo” e “Transparent” repartiram o lugar de maior destaque, com dois galardões cada um.
E agora… os Óscares! A lista final de nomeados vai ser anunciada já na próxima quinta-feira.
[Foto: Golden Globe Awards]