O menu para adoçar a boca (sem culpa)
A degustação de sabores despertam memórias, enquanto as estações convidam a reinventar hábitos — moldados ao ritmo do sol e às exigências de um corpo, que pede leveza —, onde as cores vibrantes e as texturas suculentas ganham protagonismo — à mesa.
O equilíbrio assegura fazer as delícias — de uma “mente sã” —, mediante uma panóplia de receitas, que prometem água na boca.
ESPUMA DE FRUTOS VERMELHOS
- Tritura amoras, morangos e framboesas (500g) — num robot de cozinha;
- Bate as claras (2) em castelo, envolvendo com o elaborado;
- Serve — de imediato.
GELADO DE BANANA
- Coloca bananas maduras (2), juntamente com pasta de amendoim (2 colheres de sopa) e leite de amêndoa (1/2 embalagem);
- Mistura — de forma homogénea;
- Transfere para um recipiente, levando-o ao congelador — durante (no mínimo) 4 horas;
- Polvilha — com cacau em pó.
MOUSSE TROPICAL
- Funde a polpa de maracujá (500g) e o queijo fresco (500g);
- Demolha as folhas de gelatina (4), espremendo-as — ao amolecerem;
- Distribui por taças individuais, solidificando-o — no frigorífico;
- Enfeita — com mirtilos (q.b.).
LEITE-CREME LIGHT
- Separa as gemas (4);
- Adiciona — pouco a pouco — farinha Maizena (2 colheres de sopa), adoçante Stevia (3 colheres de sopa) e bebida vegetal (500ml) , revolvendo — com uma vara de arames;
- Verte para um tacho — com casca de limão (1), pau de canela (1) e manjericão (3) —, aquecendo em lume brando — até engrossar;
- Deixa arrefecer, finalizando — com coco ralado (5 colheres de sobremesa).
CRUMBLE INTEGRAL
- Descasca maçãs reinetas (6), cortando-as — em cubos — e dispondo-as — num tabuleiro;
- Mexe os ovos (2), unindo-os aos flocos de aveia (1 chávena de chá) e à manteiga (15g);
- Espalha, colocando-a no forno — a 170°C.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL por…
Gabriela Duarte, Madalena Ubach e Margarida Guapo — orientadas por Joana Ribeiro, Assessora Técnica da Associação Portuguesa de Nutrição.
As dicas basilares para uma rotina — com propósito!
- HIDRATAÇÃO
Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), a recomendação reside na ingestão de — no mínimo — 1,5 litros ajustando a quantidade ao clima e nível de atividade física — por meio de chás, infusões ou águas aromatizadas — com fruta ou ervas naturais, nomeadamente alecrim, camomila ou hortelã.
- REFEIÇÕES LIGEIRAS
Os métodos de confeção — a vapor ensopados, caldeiradas — preservam os nutrientes, criando pratos coloridos e marmitas equilibradas — para um piquenique ou uma ida à praia.
Preparar pratos frios, leves e cheios de cor — quanto mais variedade de cores no prato, mais nutrientes estás a incluir.
- HORTOFRUTÍCOLAS
Nesta estação, há uma enorme variedade de frutas e hortícolas saborosas, coloridas e nutritivas. Podem ser incluídos em sopas frias, espetadas, saladas ou batidos, para refeições refrescantes e equilibradas.
- LANCHES SACIANTES
Snacks práticos e nutritivos, como frutos oleaginosos, palitos de frutas e hortícolas, queijo e iogurtes, contribuem para uma melhor saciedade e evitar escolhas menos saudáveis. Estes lanches nutritivos são fáceis de preparar, transportar e consumir, mesmo nos dias mais quentes — perfeitos para manter uma alimentação equilibrada.